WORLDS 2010
Nesse final de semana (9/12 ao dia 12/12) ocorreu o Worlds 2010, o campeonato mundial de MTG, que foi realizado em Chiba – Japão, e traz sempre jogadores classificados através de nacionais ou em classificação por ranking.
Tivemos a participação de 8 Brasileiros:- Carlos Romão [Jaba]
- Cezar Choji
- Eduardo dos Santos Vieira
- Eduardo Lopes
- Paulo Vitor Damo da Rosa [PV]
- Rafael Coqueiro
- Rafael Zaghi
- Túlio Jaudy
Dos quais dois se destacaram muito bem, PV que ficou em 3º e o Jaba que venceu o MOCS, pra quem não sabe, MOCS é a final do MTG On-line Mundial, que após diversas seleções realizadas on-line, doze jogadores foram selecionados para realizar a final do MOCS ao vivo durante o Mundial de Magic IRL.
Jaba, de UB, e venceu Akira Asahara, de Valakut Ramp, por 2-1 na final.
Nesse Worlds conhecemos uma nova lista criada pelo Wafo-Tapa, que deu uma nova cara ao UB Control, o mesmo que esteve presente em 5 lugares do TOP 8, e arrancou diversos 6-0, 5-1 no Day 1.
Uma lista que vem com Grave Titan, que simplesmente destruiu no Worlds, e Spreading Seas que jogou muito também.
O TOP 8, realizado em T2, foi o seguinte:
PV parou na semifinal contra o Matignon, agora campeão mundial, levando 3-0 em um Mirror onde os top draws no terceiro game foram realmente incríveis.
Guillaume Matignon venceu por 3-1 Wafo-Tapa na final, também francês em um Mirror Match de UB. E Matignon ainda pode vencer o Player of the Year (PoY), onde ficou empatado com Brad Nelson na disputa do primeiro lugar, que será decidida apenas ano que vem numa partida simples no Pro Tour Paris.
Um ponto em especial, foram 3 listas não UB Control, que fizeram TOP 8.
- Um UW Control, pra mim, essa lista é um pouco torta, mas que deu certo trabalho ao PV;
- Um BR Vampires, um ótimo deck, muito rápido e eficiente, que teve uma série de listas consistentes durante todo o torneio, porém essa do TOP 8 é realmente muito boa;
- Um Eldrazi Ramp, que eu não acreditava que chegaria tão longe, e fiquei surpreso com seu TOP 8, mas com as variações dessa lista perante as outras, achei-a uma lista bem melhor do que as que estão rodando por ai.
Por equipes, a equipe Slovaca derrotou a Australia pelo título do Mundial.
E a equipe Brasileira, composta por Eduardo dos Santos Vieira, Eduardo Lopes e Rafael Zaghi ficou apenas em 35º em um total de 57 equipes participantes.
Alguns Links Interessantes do Mundial
A classificação final dos brasileiros foi:
- Paulo Vitor Damo da Rosa [PV] TOP4
- Eduardo dos Santos Vieira 102º
- Túlio Jaudy 107º
- Rafael Zaghi 131º
- Carlos Romão [Jaba] 140º
- Cezar Choji 171º
- Eduardo Lopes 276º
- Rafael Coqueiro 280º
Prós:
- Parabéns pro PV, que realmente mostrou que é um dos, se não o maior player brasileiro da atualidade.
- Pro PV ainda, que quase ficou com o PoY, era só ter vencido o Matignon que o prêmio era dele.
- Pro Jaba, que foi o campeão do MOCS.
- Pra Wizards que esse ano fez uma cobertura impecável do mundial.
- E a todos os outros brasileiros que participaram, mostrando ao mundo que o Brasil tem sempre ótimos players.
Contras:
- Pra equipe Brasileira que infelizmente não foi bem nesse mundial.
Aqui termina um breve resumo do Worlds 2010.
Me comprometi com o Ricardo em escrever no mínimo uma vez por mês aqui, fazendo uma analise do T2 em si, de deck atuais, de techs ou mesmo de apenas de cards, quase sempre, dos que giram em torno do ambiente T2.
Fico feliz que tenham lido, e espero que tenham gostado!
Constantino
@R_Constantino
Show de bola o Post, muita sacanagem o W-Tapa perder para o deck que ele desenvolveu. Parabéns a todos brasucas que estiveram nos representando.
ResponderExcluirMesmo Brasil fazendo um Top4 no Worlds, ganhando o caneco do MOCS mais uma vez no ano de 2011 não receberemos um GP. Valeu Wizards
Show de bola Constantino, ótima análise.
ResponderExcluirRealmente eu apostava um pouco mais no valakut no worlds, mas os controls estão se estabilizando como os decks to beat do momento, a próxima extensão promete.
Achei mt bom o resultado do PV, mas o do Jaba me impressionou mais, único player campeão do mundo irl e virtual!!!
Ótimo resumo do Worlds 2010!
ResponderExcluirPena que não rolou comentários sobre a etapa Extended. Os decks estavam surpreendentes, já que não se via um T4 desde Amsterdam, e de lá pra cá deu-se o lançamento de SOM.
Pra mim, o Wafo- Tapa praticamente concedeu pro Matignon, já que os dois são camaradas e se ele ganhasse o mundial ira pro empate com o FFFreak. Não diria que foi só pela camaradagem, mas rolou mutreta sim.
PV jogou muito! Mas o Matignon tinha as cartas certas pra hora certa. Apesar de eu ainda achar que, assim como o francês, ele devia ter Memoricide no sideboard...
Gostei muito da materia Parabéns ai Constantino...
ResponderExcluirPoreém fiquei triste de não ter nenhum comentario de monoRed ^^...pois é o que eu estou investindo no T2 ^^
By Amanda!!
Valeu mesmo ae! :D
ResponderExcluirfiquei feliz que tenham gostado
@Arena
É mesmo, mas acho que pra esse ano de 2011 nao tinha como mesmo, por que os GP's e PT's são programados com quase 1 ano de antecedencia, então acho que pra 2012 a chance de rolar algo grande aqui no Brasil é enorme.
@Raelthorne
Não fiz uma analise mais profunda do Extended por que não é bem a minha praia, mas quem sabe agora que eu tenho mais tempo, eu possa ler mais sobre o T4 e conhecer mais do formato, ae com certeza nos proximos PT's e GP's farei analises completas. :D
É, ainda acho que foi uma falha na lista do PV a falta de Memoicide, o que custou caro a longo prazo pra ele..
@Amanda
Eu só nao falei do monoRed por que se nao me engano tiveram só uma ou duas listas que fizeram 5-1 no day 1, ae nem 'valia muito a pena' comentar sobre o impacto deles no Worlds.
Mas depois faço uma analise completa dele no T2 pra te ajudar, tá bom? ^^
Excelent post, Constantino!
ResponderExcluirObservação vai para a fotozinha do PV com a plaquinha "Can you beat me?" Eu responderia: "Eu não, o Matignon sim - LOL". Sério cara, não pode fazer essas plaquinhas... Deus castiga...
Monored - quando as pessoas começam a usar expedição e kiln fiend, é porque não tá virando.
Para a continuação do standard, acho que RW deve jogar alguma coisa, já que são cores dos Mirran, blá, blá, blá... Deve sair alguma coisa que estabilize esse deck.
T4 - tão jogando de fada ainda?
Hélio
Meu caro, parabéns pelo resumo...
ResponderExcluirFiquei na expexttiva do PV, que provou de uma vez por todas que é o jogador mais regular da atualidade. Uma hora os títulos também tornam-se uma consante para ele...
Sobre o BR Vampires, faltou dizer que é criação tupiniquim, foi um cara d aliga ( que é óbvio que eu não lembro o nome ) que criou, e os gringos copiaram...
PArabéns pelo artigo...