quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma nova opção - UW Auras

João F. Lelis






Tudo bem, pessoal?

Começarei a escrever aqui quinzenalmente a convite do Ricardo, sempre com assuntos voltados ao Magic. Não nutro esperanças de ter um texto tão bom e agradável quanto o do Hélio, mas farei o possível para que também não seja nada que possa ser utilizado em salas de tortura.
Primeiramente vamos às apresentações. Meu nome é João Fernandes Lelis, mais conhecido no meio do Magic como Lelis. Comecei a jogar em 2004 e não parei desde então. Meu melhor resultado até hoje foi o título de campeão da Liga Arena no segundo semestre de 2011, e a minha pretensão para o agic nesse ano é me tornar o primeiro bi-campeão da Arena e pagar minhas dívidas de jogo sem que, para tanto, o Ricardo leve minha alma (ou minhas cartas, o que, no final, da quase no mesmo).

Meus textos abordarão uma linha tênue entre o magic competitivo e o for fun. Neste primeiro texto começaremos com o competitivo, explicarei o deck que pretendo usar no WMCQ deste final de semana:

Main

4 Hallowed Fountain
4 Glacial Fortress
7 Plains
4 Island
1 Moorland Haunt
4 Geist of Saint Traft
4 Invisible Stalker
4 Lyev Skynight
4 Silverblade Paladin
4 Nearheat Peregrin
4 Ethereal Armor
4 Spectral Flight
4 Azorius Charm
3 Doomed traveler
3 Sphere of Detention

Side
4 Nevermore
4 Gift of Orzhova
3 Fencing Ace
2 Rest In Peace
2 Syncopate

Minha escolha se baseia no fato de eu não ter treinado com nenhum outro baralho que não o Bant Auras, um deck extremamente divertido e capaz de jogadas absurdas e de vitórias vindas do nada. Porém, haviam duas coisas que eu não gostava nesse deck: O fato de eu estar usando uma lista de outra pessoa (havia mudado apenas uma carta no main deck original) e o jogo difícil (porém longe de ser impossível) contra os agros super rápidos do ambiente, como Naya Blitz e Experiment Jund. Pensando nisso, montei uma lista minha, o UW Auras (ou, como o chamarei agora, Ricardo Encantado).

Com a exclusão do verde o deck, em detrimento da velocidade, ganhou bastante estabilidade. Isso se deve pela adição de life gain main deck (Nearheat, Azorius Charm) e remoções (Sphere, Skyknight e Charm). O deck ganha também um importante aliado contra seu maior terror. Sim, os Doomed Travelers não estão ali apenas para oferecer dois bloqueadores (não que isso não deva ser feito, eles conseguem economizar valiosos  pontos de vida contra aquele temido Champion of the Parish), eles estão ali para combaterem a detestável Liliana do Véu. Eles também ajudam bastante contra os odiosos éditos do formato como Tribute to Hunger e Devour Flesh.

Vale lembrar que, agora que não temos mais efeitos de trample, devido ao fato de o verde não estar mais presente, Almas Penadas tornou-se um problema real. Ao todo são 4 bloqueadores para nossas criaturas, podendo dificultar bastante a vitória. Para combater isso temos Sphere of Detention, que, além disso, melhoram nossas Ethereal Armors, meio minguadas com a saída de Rancor e Abundant Growth da versão anterior.

Os Lyev Skyknight estão ai porque são capazes de ajudar a segurar a velocidade dos agros e, ao mesmo tempo oferecer aquela ofensiva aérea. Um deles unido a um Silverblade é realmente um perigo para nossos oponentes, batendo 6 por cima.

Quanto ao side, as duas principais cartas são:

-Nevermore: Uma carta polivalente, vai entrar praticamente contra qualquer deck que não seja agro, sempre pronto para nomear Unburial Rites, Lilianas, Supreme Verdicts, Mizzium Mortars, ou qualquer outra carta que possa te causar problemas. Vale lembrar a ótima sinergia com Ethereal Armor também.

-Gift of Orzhova: Ele está ai muito mais pela evasão fornecida, o lifelink é apenas um bônus. Sem o verde e seu atropelar o onipresente Víndice dos Boros passa de uma ameaça para um verdadeiro predador do deck, e a habilidade de voar acaba sendo a melhor maneira de ignorar essa criatura.

De resto, as outras cartas do side são mais óbvias, temos Fencing Aces para entrar no lugar dos Doomed Travelers contra agros, RIP contra Unburial Rites.dec e Syncopates contra decks que tentam vencer a partida utilizando mágicas mais pesadas (estou falando de você, Jund).

Eu pretendo usar esse deck no WMCQ e espero poder, como um segundo texto, contar como foi participar do campeonato e, quem sabe, fazer um report do Top 8.
:D

Até mais, pessoal!


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