terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Impacto de MBS no Standard – Novos Cards



Nesse artigo pretendo abordar as primeiras mudanças ocorridas nos principais decks Standard e a inclusão de alguns novos decks no cenário atual deste formato, mostrando as cartas da nova edição que se destacaram e garantiram seu espaço nestes decks.

Primeiramente, quero deixar bem claro que estas são apenas as análises iniciais com base nos recentes torneios, de modo que, com certeza, ao longo do tempo outras táticas surgirão e novas alterações nos arquétipos ocorrerão, mas acredito que inicialmente o que se alterou nos decks, foi o que segue abaixo.

Apenas para efeito de legenda, tratarei Main Deck como MD e Sideboard como SB no restante do artigo.

Antigos decks:

UB Control:
- Go for the Throat (MD/SB)
- Black Sun's Zenith (MD/SB)



Comentários: O deck ainda não usou Massacre Wurm, mas eu acho que ele ganhará seu espaço. As demais adições foram óbvias e certamente melhoraram o deck contra aggros, especialmente, Vampires. Creio que Blue Sun Zenith também possa aparecer por aqui (1-of). Provavelmente continuará sendo um dos decks Tier 1 do formato.

Caw Go/UW Control:
- Sword of Feast and Famine (MD/SB)
- Divine Offering (SB)
- Mirran Crusader (MD/SB)
- Hero of Bladehold (SB)
- Mortarpod (MD)



Comentários: Está sendo apontado por muitos como o novo deck “to beat” do formato e talvez seja. O engraçado neste deck é que, nas versões usadas no PT Paris e na disputa do POY, as cartas do deck, quase em sua totalidade já estavam disponíveis antes do lançamento de MBS, mas ainda sim o deck não era montado dessa forma mais aggro, preferindo a versão clássica, mais control. Essa nova versão foi feita pensando em enfrentar os novos cards que apareceram em MBS e, também, ao meu ver, pelo impacto que a nova espada causa ao enfrentar UB e Valakut. Apesar de algumas aparições estranhas nas listas e de existirem diversas listas diferentes, o deck logo se estabilizará com uma base padrão.
Só pra esclarecer, eu, particularmente, gosto de diferenciar UW Control de Caw Go, sendo o 1º aquela versão mais clássica, com mais planeswalkers e o 2º a versão mais aggro (ainda mais aggro agora), mas achei por bem colocar ambas as listas juntas porque é isso que todos os sites fazem e assim facilitará uma eventual consulta.

Valakut:
- Green Sun's Zenith (MD)
- Slagstorm (SB)
- Thrun, the Last Troll (SB)



Comentários: As adições previstas por todos realmente se concretizaram. O Zenith cumpre bem seu papel dando mais consistência ao deck, Slagstorm veio pra liquidar de vez com aggros (Piroclasma + Slagstorm, agora são duas bombas a se preocupar) e o Troll veio pra assegurar o domínio contra controls (também são duas bombas, Troll + Gaea´s Revenge). Estou apostando nesse deck, acho que o seu SB foi o que teve as melhores aquisições e o deck em si já era Tier 1, se conseguir lidar com as Espadas (Body and Mind e Feast and Famine) continuará se mantendo no topo.

RUG Control:
- Thrun, the Last Troll (MD/SB)
- Sword of Feast and Famine (MD)



Comentários: Adições previsíveis também e que certamente melhoram o deck. Ambas excelentes contra control, que ao meu ver é a pedra no sapato desse deck. Senti falta de Slagstorm como opção, mas tenho certeza que aparecerá nas próximas listas e também melhorará o deck. Talvez o deck se firme como Tier 1 com tais mudanças, talvez não, só o tempo dirá.

GW Quest:
- Leonin Relic-Warder (SB)
- Sword of Feast and Famine (MD/SB)
- Mirran Crusader (MD/SB)




Comentários: Também foram adições previsíveis, mas com certeza fortaleceram o deck garantindo inclusive um lugar no PT Paris. Ainda acho que o deck tem seus méritos e possibilidades de se firmar, mas ainda acho que falta alguma coisa.

WW Quest:
- Accorder Paladin (MD)
- Signal Pest (MD)
- Contested War Zone (MD)
- Leonin Relic-Warder (SB) 




Comentários: Certamente foram muitas adições ao deck e como eu havia dito algumas cartas que talvez tivessem lugar no deck devido sua mecânica não ganharam espaço graças ao seu custo elevado, sim Brass Squire, estou falando de você!
Um fato curioso foi o de que não vi ainda Sword of Feast and Famine em nenhum desses decks, o que me parece ser uma adição óbvia e que, creio eu, ocorrerá em breve.
Ao meu ver o deck ganhou muita força e consistência com as novas criaturas e com o terreno, principalmente, não ficando tão dependente do combo, provavelmente agora aparecerá com mais freqüência nos Top 8 e similares, mas não creio que será Tier 1.

Vampires:
- Go for the Throat (MD)




Comentários: Não quero desanimar os apreciadores dos chupadores de sangue, mas MBS não foi muito gentil com o deck. Além de só trazer uma carta jogável no deck (já ouvi falar também de Signal Pest no deck; é uma possibilidade, mas só acredito vendo) trouxe muitas coisas contra ele (Black Sun Zenith, Massacre Wurm, Sword of Feast and Famine, o próprio Go for the Throat, etc). Por outro lado Go for the Throat mata Grave Titan e Vampire Nighthawk, ou seja, deve ajudar razoavelmente contra UB Control.
Não sei se o deck continuará fazendo resultados tão bons quanto os que vinha obtendo, pois acho que ele perderá um pouco de espaço para outros aggros mais rápidos, embora continue sendo competitivo.

Boros:
- Mirran Crusader (MD/SB)
- Sword of Feast and Famine (MD/SB)
- Hero of Oxid Ridge (MD)
- Phyrexian Revoker (SB)
- Bonehoard (MD)




Comentários: É um deck que vinha tendo muito sucesso no MOL devido à sua velocidade/explosão e ao fato de ter um bom match contra UB Control e Valakut. As novas adições melhoraram o deck (contra ambos os decks contra os quais ele já vinha se destacando, aliás) e acredito que ele dispute com o Signal Goblins o posto de “deck aggro Tier 1” do formato.

Elves:
- Sem mudanças até o momento




Comentários: Não vi adições ao deck até o momento, mas aposto em Thrun, the Last Troll contra controls. Infelizmente MBS também não foi gentil com esse deck, como citado no Vampires, pois trouxe muitas cartas contra ele. Não acredito que se torne Tier 1, pois perderá adeptos para os outros aggros.

Eldrazi Ramp:
- Sem mudanças até o momento






Comentários: Também não vi adições ao deck até o momento, mas aposto novamente em Thrun, the Last Troll contra controls e em Green Sun Zenith (não sei porque não usaram até agora). Embora o Valakut me pareça ser melhor, esse deck ainda é uma boa opção e continuará aparecendo nos campeonatos com a mesma regularidade, creio eu.

Red Deck Wins/Big Red:
- Sem mudanças até o momento




Comentários: Também não vi adições a estes decks até o momento, mas Slagstorm me parece uma adição no mínimo óbvia ao MD de ambos. Hero of Oxid Ridge também pode vir a ser utilizado se o deck contar com um número pelo menos razoável de criaturas. Red Sun Zenith não me parece ter lugar garantido em toda versão não (No Big Red talvez seja mais usada), mas não duvido em apareça em ambas.
Achei engraçado que esse deck sempre presente nos torneios (RDW, sobretudo) ainda não tenha feito nenhum resultado muito expressivo pós MBS, será um sinal de que o deck está perdendo força?! Talvez, mas acho difícil afirmar isso com toda certeza.

Novos decks:

Grixis Tezzeret:
- Treasure Mage (MD)
- Sphere of the Suns (MD)
- Inkmoth Nexus (MD)
- Slagstorm (MD)
- Tezzeret, Agent of Bolas (MD)
- Black Sun's Zenith (SB)




Comentários: Um deck esperado. Aliás, se esperou muito desse deck, inclusive foi a opção do Matignon para a disputa do POY. Acredito que o deck tenha seu potencial e certamente poderá melhorar, não sei se ele se tornará Tier 1 no formato atual, embora tenha certeza que ele será um deck constante em todo campeonato. O combinho Tezzeret + Inkmoth embora simples me parece ser eficaz e seria muito mais se não existisse Tectonic Edge. Fora isso, a imensa gama de artefatos combinada com Tezzeret pode finalizar o jogo facilmente.

Shape Anew:
- Blightsteel Colossus (MD)
- Go for the Throat (MD/SB)
- Inkmoth Nexus (MD)
- Black Sun's Zenith (SB)




Comentários: Um deck novo com uma temática antiga (Polymorph + Khalni Garden). Eu também vi uma outra versão UW ao invés de UB e me pareceu tão boa quanto, mas os disrupts do Black certamente ajudarão e muito a salvar o terreno. O único problema ainda é Tectonic Edge. Não acho que esse deck se firmará como Tier 1, mas acredito que ainda ouviremos falar dele.

Signal Goblins/Goblins/Kuldotha Red:
- Signal Pest (MD)
- Contested War Zone (MD)
- Goblin Wardriver (MD)
- Flayer Husk (MD)
- Slagstorm (MD)
- Phyrexian Revoker (SB)
- Red Sun's Zenith (SB)




Comentários: Meu favorito entre os novos decks. Se bem que esse não é tão novo né?! É a base do Goblins melhorada e com mais explosão. Tal deck já vinha obtendo muito sucesso no MOL (mesmo sem MBS), tal qual o Boros, devido ao seu excelente match contra UB e Valakut e as adições ao deck fizeram-no melhorar e muito. Ainda não existe uma versão padrão, mas creio que em breve se estabilize e todos passem a usar uma lista similar com uma ou outra diferença apenas. É a minha aposta junto com o Boros para se tornar o “deck aggro Tier 1” do formato.

Conclusão?!

Na verdade, não vou concluir o artigo aqui porque pretendo trazer pra vocês em breve uma outra análise, dessa vez sobre os cards que não eram muito utilizados antes de MBS e que agora estão em alta ou mesmo que passaram a ser mais utilizados do que antes, para então saí, concluir a análise de MBS.

Bem, o artigo era esse. Como sempre, ficou mais longo do que eu queria, mas acredito que o texto esteja mais “leve” dessa vez, sem grandes aprofundamentos e debates teóricos. Espero que gostem e até o próximo.

Duelistaguara

Um comentário:

  1. Muito bom o Artigo Guii.
    Em algumas listas ja esta usando "Zenite Verde" e "Thrull" no Eldrazi Green. :D

    Abraço e até o proximo artigo

    ResponderExcluir