segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Impacto de MBS no Standard – Velhos Cards


Esse artigo na verdade é uma continuação do anterior, ou um complemento do mesmo. Naquele eu trouxe os novos cards de MBS que vêm sendo utilizados nos decks, nesse aqui pretendo trazer os cards das edições anteriores que não eram utilizados ou que eram menos utilizados e que agora, pós MBS estão em alta.

Também é bom reafirmar que são apenas as análises iniciais com base nos recentes torneios, ou seja, ao longo do tempo outras táticas surgirão e novas alterações nos arquétipos ocorrerão, talvez acrescentando outros cards antigos ou mandando-os de volta ao limbo.

Como antes, tratarei Main Deck como MD e Sideboard como SB no restante do artigo.

Antigos decks:

UB Control:
- Vampire Nighthawk(MD/SB)



Comentários: Nenhuma novidade, muitas versões do deck já se utilizavam deste card ao invés do Sea Gate Oracle ou em adição a este (em uma escala muito menor). Porém, como aposto no “boom” de alguns aggros muito rápidos, o vampiro que já vem tendo um bom destaque certamente aparecerá em mais listas e em maior quantidade.

Caw Go/UW Control:
- Stoneforge Mystic (MD)
- Ratchet Bomb (SB)
- Baneslayer Angel (SB)




Comentários: Aqui é possível vislumbrar uma boa modição, trazendo vários cards de volta ao deck ou mesmo inovando.
Stoneforge Mystic era muito utilizado nos decks baseados em Quest + equipamentos (WW/GW), mas bem pouco no UW Control, mas após o PT Paris e a disputa do POY e, obviamente, após MBS as listas parecem estar utilizando entre 2 e 4 cópias desse card.
Ratchet Bomb era algo que não entendia direito, concordo que ela e Journey to Nowhere não jogam muito juntas, mas nunca gostei de abrir mão de Ratchet (era algo que muitos UW Control vinham fazendo), mas agora com a inclusão da nova espada, junto com Stoneforge e Squadron Hawk no Mirror a carta voltou a ser muito utilizada, isso sem falar nos demais aggros (goblins, principalmente).
Baneslayer Angel viveu momentos de amor de ódio, desde quando era figura carimbada no MD até ir perdendo posição e praticamente sumir do deck (salvo algumas exceções), mas no novo ambiente temos visto muitas SB com 2 cópias do card.

Valakut:
- Piroclasma (MD/SB)
- Tumble Magnet (SB)




Comentários: Na verdade estou falando mais do mesmo aqui. Nenhum dos cards citados não era utilizado, pelo contrário, Proclasma ia em todo deck (MD/SB) e Tumble Magnet era utilizado em alguns SB. Mas acredito que mesmo com a chegada de Slagstorm, esses cards continuarão sendo utilizados em talvez em maior número, sempre apostando no “boom” de novos aggros.

RUG Control:
- Piroclasma (MD/SB)
- Tumble Magnet (SB)




Comentários: Aposto nos mesmos cards que apostei do Valakut e pelos mesmos motivos citados acima.

GW Quest:
- Sem mudanças até o momento



Comentários: Não vislumbrei nenhum card ressurgindo das cinzas nesse deck, pelo contrário, ele manteve a mesma base e adicionou algumas cartas novas, só isso.

WW Quest:
- Refraction Trap (SB)




Comentários: O deck teve algumas adições, mas pouca coisa antiga está sendo reutilizada. Notei apenas Refraction Trap (assim como no GW já o usava e algumas poucas versões do WW também) e ela deve permanecer no SB por algum tempo contra os aggros.

Vampires:
- Forked Bolt (SB)




Comentários: Sem grandes mudanças por aqui. Notei a aparição de Forked Bolt em alguns SB, certamente contra aggros, e talvez no futuro dispute lugar com Arc Trail nesse deck, embora eu, particularmente, prefira a 2º opção.

Boros:
- Sem mudanças até o momento





Comentários: A base do deck se manteve a mesma, com algumas adições de MBS, mas apenas saíram cards antigos, de modo que, não vi nenhum card antigo ser reproveitado.

Elves:
- Sem mudanças até o momento


Comentários: Não vi alterações no deck até o momento, mas aposto em Tumble Magnet para segurar passarinhos equipados com equipamentos do mal.

Eldrazi Ramp:
- Sem mudanças até o momento




Comentários: Também não vi adições ao deck até o momento, mas, assim como nos Elves, aposto em Tumble Magnet para segurar passarinhos equipados com equipamentos do mal e acho que aqui será ainda mais utilizado, embora já houvessem versões com Tumble Magnet no SB.

Red Deck Wins/Big Red:
- Sem mudanças até o momento




Comentários: Também não vi adições a estes decks até o momento, mas Slagstorm me parece uma adição no mínimo óbvia ao MD de ambos. Hero of Oxid Ridge também pode vir a ser utilizado se o deck contar com um número pelo menos razoável de criaturas. Red Sun Zenith não me parece ter lugar garantido em toda versão não (No Big Red talvez seja mais usada), mas não duvido em apareça em ambas.
Achei engraçado que esse deck sempre presente nos torneios (RDW, sobretudo) ainda não tenha feito nenhum resultado muito expressivo pós MBS, será um sinal de que o deck está perdendo força?! Talvez, mas ainda acho difícil afirmar isso com toda certeza.

Novos decks:

Grixis Tezzeret:
- Prophetic Prism (MD)




Comentários: Me parece uma carta um tanto quanto óbvia neste deck, mas ainda sim era uma carta deixada de lado no T2 e não tinha seu devido lugar, até o surgimento desse deck. Dificilmente sairá dele, a não ser que apareçam opções melhores.

Shape Anew:
- Shape Anew (MD)




Comentários: O deck só existe por causa da carta, simples. Não tinha seu lugar ao sol antes do surgimento do Blightstell Colossus, mas agora certamente o terá. Embora não aposte nesse deck como Tier 1, tenho certeza que veremos muito esse combinho maroto por aí.

Signal Goblins/Goblins/Kuldotha Red:
- Ornithopter (MD)
- Forked Bolt (MD)




Comentários: As cartas novas ganharam muito espaço nesse deck e por isso as antigas saíram, então era de se esperar que não houvessem cartas antigas sendo reaproveitas aqui, mas foi o que ocorreu.
O ornithopter carimbou sua vaga graças ao seu custo inexistente e principalmente ao fato de voar, que combinados com o war cry + terreno do mal que faz war cry, certamente farão muito estrago. Isso sem mencionar que ele serve de combustível para a Kuldotha Rebirth.
Forked Bolt se tornou uma opção mais interessante, sobretudo no mirror ou contra outros aggros e deve disputar slot com Arc Trail, ou talvez ambos sejam utilizados.

Conclusão:

Acho que agora com esse artigo, finalmente concluo minha análise do impacto de MBS nos decks novos e antigos e alterações que essa extensão propiciou, trazendo novas cartas e reutilizando cartas antigas.

Não creio que MBS seja uma edição dos sonhos e nem que modificará o panorama do Magic em geral, mas vejo uma leve alteração no Standard, com alguns decks surgindo e outros sendo modificados, bem como alguns cards que podem vir a ser utilizados em outros formatos. Agora só nos resta esperar para ver o que o futuro nos reserva e o que MBS representará de fato.

Se algo se modificar nas listas ao longo do tempo, eu apareço por aqui de novo para contar o que mudou e o porquê da mudança.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Duelistaguara

2 comentários:

  1. po legal esse post!
    gostei msm !
    parabens ai !
    e queria opinioes sobre meu vampire ok?
    aki a lista :
    19 swamps
    3 tectonic
    4 Bloodghast
    3 getekeeper
    3 cativante
    3 malakir bloodwithc
    2 sorin
    3 pulse traker
    4 duress
    4 sign in blood
    4 vendetta
    4 hexmage
    4 nighthawk

    queria abrir espaçoi pra mind sludgetalvez corrupt n sei !
    abrass
    desde já agradesço

    ResponderExcluir
  2. UB VAMP????? me passa uma lista disso por exemplo, plz..

    ResponderExcluir