terça-feira, 7 de junho de 2011

Red Deck Returns!!!


Duelistaguara









Estou de volta aos artigos e desta vez trazendo uma análise sobre um deck que parecia ter morrido a muito tempo (mais especificamente após a existência mútua no mesmo ambiente de Leyline of Sanctity e Kor Firewalker) e de uma hora para outra aparentemente ressurgiu: o Red Deck Wins!!!

Devo admitir que mesmo antes do lançamento de New Phyrexia, no MOL, sobretudo, o deck já vinha aparecendo razoavelmente em daily events (até por ser um deck razoável e ter um custo acessível) e agora IRL tem apresentado bons resultados também.

Segundo o site The Council, no mês de maio o deck fez tantos “tops” quanto o Valakut, ficando atrás apenas do Caw Blade/Dark Blade (por motivos óbvios) e do Splinter Twin (a modinha do momento), deixando para trás alguns decks tradicionais como o Vampire, por exemplo. Creio que isso por si só já mostre que o deck vem ascendendo.

Resumidamente, a idéia do deck é bem simples e sempre o foi, descarregar a sua mão nos primeiros turnos e ganhar antes que o oponente consiga fazer algo construtivo. As versões são inúmeras, mas as mais atuais e que vem obtendo resultados mais expressivos, utilizam cerca de 12~14 criaturas, Koth of the Hammer, Shrine of Burning Rage e aproximadamente 14~16 mágicas de dano direto, sendo o resto terrenos (entre 22~24, incluindo 8 fetchs).

Como possui uma quantidade razoável de criaturas e o ambiente está bem focado em torno do Caw Blade, as mágicas de dano direto servem tanto para limpar o caminho para suas criaturas baterem (como no famoso Sligh), bem como para finalizar o jogo (o que ocorre com certa freqüência por volta do 5º turno se o deck funcionar).

Minha idéia não é apresentar o deck como a salvação do formato ou como aquele que mudará tudo, mas sem dúvida é uma opção divertida, barata e de certo modo competitiva para se jogar no Standard atual.

Vou apresentar uma lista básica das cartas que entram no deck (tentando englobar as várias versões existentes) bem como a função de cada uma:

Criaturas:

- Ember Hauler: O drop 2 básico do deck (junto com Shrine), embora, quase sempre, só entra em jogo após você ter 3 lands para aproveitar sua skill ao máximo.

- Goblin Guide: Geralmente é a carta que você deseja ter na mão inicial, com 2 de dano praticamente garantidos no 1º turno e uma criatura 2/2 pro resto do jogo, só pode ser bom! Pena que lançaram Mental Misstep...

- Spikeshot Elder: O assassino de bichinhos, elfos, passarinhos, vampiros, etc.

- Kargan Dragonlord: Um bicho justo, mas que te obriga a usar muita mana específica. Geralmente é removido da mesa, mas se permanecer será uma ameaça! Nem todos o usam, e muitos usam apenas 2 (alguns apenas no SB).

- Plated Geopede: Com 8 fetchs no deck parece bom, mas talvez jogar com mais mágicas seja uma opção melhor.

- Hero of Oxid Ridge/Goblin Wardriver: A não ser que você jogue com uma versão com muitas criaturas, não vejo necessidade, do 2º menos ainda.

- Moltensteel Dragon: Tem estilo, um corpo forte e um custo muito bom. Parece-me bom, mas por ser artefato me deixa com um pé atrás... de qualquer modo é uma boa opção e se não for removido é GG!

- Moltentail Masticore: Forte e versátil, mas o deck não precisa dela.

- Goblin Bushwhacker: Se for uma versão com muitas criaturas, sua presença é indispensável.

- Goblin Chieftain: Se você usar Guide, Ember, Spikeshot, também podemos pensar em Wardriver e Bushwhacker, e quiser uma versão com mais bichos, pode ser usado, mas aí acho mais justo chamar de Goblins.deck!

- Kiln Fiend: É uma opção. Não é recorrente em todas as listas, mas se você focar no uso de várias mágicas é uma opção considerável.

- Goblin Ruinblaster: Já foi melhor, mas é difícil dizer que é ruim! Talvez não entre no SB por falta de espaço, mas é sempre algo a se pensar.

Mágicas:

- Burst Lightning: Custo R e causa 2 de dano, com kicker de 4, causa 4, muito boa no ambiente, sobretudo contra controls e para matar planinautas!

- Lightning Bolt: Custa R e causa 3 de dano, precisa de algo mais?!

- Searing Blaze: Custa RR e causa 6 de dano (3 no player e 3 na criatura), com 8 fetchs no deck seu uso parece ser perfeito.

- Staggershock: Muita gente torce o nariz para essa carta, mas quando se joga de aggro contra ela, esta é um terror quase tão assustador quanto Arc Trail, pois 2 dessas na mão significam praticamente 4 criaturas a menos pro oponente. Também é muito útil para matar planinautas.

- Red Sun Zenith: Algumas versões usam 1 ou 2, acho útil, mas não indispensável.

- Devastating Summons: Considero-a como uma boa carta, especialmente com Bushwhacker e contra Leyline of Sanctity, talvez mereça espaço no SB.

Planinautas:

- Koth of the Hammer: Dispensa comentários e provavelmente é o motivo do deck usar tantos terrenos, mas sem dúvida vale a pena, uma vez na mesa pode mudar o resultado da partida. É uma das boas saídas contra Leyline of Sanctity.

Artefatos:

- Shrine of Burning Rage: A máquina de dano que surgiu e renovou o deck. Mata Kor Firewalker e essa talvez seja sua maior vantagem, mas o dano que ela pode causar no jogador/criatura não é de se ignorar, se entrar no 2º turno (o que acontece muito), no 5º turno é muito provável que você tenha uma bomba em mãos e aí todos sabemos como termina...

Terrenos:

- Teetering Peaks: O +2/+0 sempre é bem vindo num deck vermelho, vale o uso.

- Smoldering Spires: Algumas listas usam 1 ou 2, acho desnecessário, e prefiro o Peaks.

- Arid Mesa/Scalding Tarn: Simplesmente indispensáveis, sobretudo por causa dos Searing Blaze.

- Dread Statuary: Algumas listam usam 1, acho razoável, mas não indispensável.

- Tectonic Edge: No Standard atual, me parece uma excelente opção, mas o deck necessita ter pelo menos RR na mesa para jogar confortável, então seu uso merece um bom estudo.

- Mountain: Gera R, só isso :P

Sideboard:

- Dismember: Chupa Spellskite e Deceiver Exarch! For a outros bichos, claro.

- Shatter/Maniac Vandal: Num ambiente tão poluído por artefatos seu uso parece óbvio e me parecem ser melhores do que Crush, pois não tomam Mental Misstep e podem matar Wurmcoil, que é praticamente GG se ficar como 6/6 na mesa.

- Slagstorm: 1RR causa 3 em todas as criaturas ou jogadores. Nesse deck supera e muito o bom e velho piroclasma, pois serve como finisher!

- Mark of Mutiny/Act of Aggression: Nada como roubar um Titã/Wurmcoil/Criatura equipada com Batterskull e bater para a vitória! O Act ainda permite lidar com o combo da Splinter Twin.

- Arc Trail: O matador de aggros, quem já jogou com ou contra sabe que é indispensável. Alguns gostam também de Forked Bolt, que faz uma função parecida, mas não com a mesma precisão.

- Perilous Myr: Matador de inúmeras criaturas, mas serve mesmo nesse deck pra matar Kor Firewalker.

- Combust: Mata Baneslayer!!! Mas ele nem está sendo usado mais então talvez não seja obrigatório, mas também não é ruim.

- Leyline of Punishment: Evita o ganho de vida, ajuda a matar bichos com proteção e ainda pode entrar de graça. Parece-me boa!

- Torpor Orb: Útil e possui uma habilidade muito boa, mas acho que talvez fuja da idéia do deck, não?!

- Flameslash: Para matar criaturas só, a meu ver um slot jogado fora, já que temos opções melhores. Só uma observação, é uma boa maneira de se remover Spellskite que é uma máquina contra o deck, mas ainda prefiro Shatters e afins.

- Ratchet Bomb: Serve pra muita coisa, mas não sei se realmente é necessário, mas só por destruir Kor Firewalker/Leyline of Sanctity merece respeito.

- Tumble Magnet: Realmente não vejo necessidade disso, foge da idéia do deck.

- Tunnel Ignus: Usado contra Valakut, realmente precisa?! Acho que não.

- Mental Misstep: Exagero usar isso já que tem coisa mais útil.

Ufa, acho que era isso sobre o deck! Como sempre, ficou maior do que eu queria, mas acho que o texto está bem suave para ler.

Espero que gostem e até a próxima,

6 comentários:

  1. Um adendo sobre o uso do Combust: É MUITO MÁQUINA CONTRA SPLINTER TWIN! Ignora o Spellskite na mesa, matando o exarch, além de não poder ser anulado.
    Entre os quebra artefatos do sideboard, o Crush também é uma opção quando se quer ignorar o Spellskite na hora de quebrar um Batterskull ou uma espada.
    Faltou comentar também sobre o Act of Agression, que é um rouba bicho INSTANT, sendo muito superior a Mark of Mutiny e Act of Treason, podendo também servir para dar block, entre outras utilidades, como atrasar o combo do Twin.
    Muito boa matéria Gui!

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  2. Parabéns pelo artigo, estou jogando com o deck e realmente é uma boa opção. Só alguns detalhes:

    Acho que geopede perdeu espaço no deck pq atualmente todo deck tem algum block no terceiro turno, não adianta um 5/5 que não faz nada contra o oponente enquanto ele tiver hawks para bloquear e a menos que vc floode ele perderá o gás, o santuário bota mais medo.

    E o motivo que vejo para usarem combust no side é por causa do combo de spliter twin, já que ele não pode ser anulado, eu prefiro dismember por ser mais versátil.

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  3. Chico: Vlw pelos elogios. E eu citei o Act of Agression sim, realmente é muito forte!

    Izidio: Agradeço tbm pelos elogios. Eu preferi não fazer uma lista padrão, mas sim mostrar as opções do deck, mas na maioria das listas que vi, Geopede não entrava, mesmo com 8 fetchs. Realmente o motivo é esse, vão bloqueá-lo e ele depende da fetch, se não vier, as outras criaturas são melhores.

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  4. Na verdade eu tenho uma dúvida sobre a carta "Linha de Força da Santidade" e gostaria que, se possível, fosse respondida no próximo post.

    A carta traz o texto "Você não pode ser alvo de mágicas ou habilidades de seu oponente", mas isso se estende aos Planeswalkers quando há algum em campo?

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  5. Leo: Não sei se entendi sua pergunta.

    Vc quer saber se alguma habilidade do planinauta do oponente pode visar vc?! Se for isso, não, não pode.

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  6. Eu vejo esse red deck meio assim:

    4 Shrine - Mata o cara.
    4 Guide - Ajuda a matar o cara e ainda deixa ele feliz enquanto morre.
    4 Koth - Quando tudo parece perdido, as vezes resolve. Duro é quando ele parece perdido no deck.
    2 Elder - uns 2, pra não ter surpresa.
    Resto = volume. Pode por até choque se quiser.
    Pra mim, é mais Shrine deck wins do que qualquer outra coisa.

    Pergunta do internauta (rsrs):
    Se eu entendi a pergunta, acho que a resposta é: quando o cara não pode ser alvo de mágicas ou habilidades, o planinauta não pode ser atingido mágicas ou habilidades que tenham como alvo o jogador que o controla, pois o planinauta é alvo por redirecionamento Assim: o cara dá um raio no jogador e redireciona pro planinauta. Se o jogador não pode ser alvo de mágicas e habilidades, você não pode dar um raio no jogador para direcionar pro planinauta. Agora, você pode dar um beast within da vida no planinauta, que pode ser alvo de mágicas ou habilidades.

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