terça-feira, 17 de maio de 2011

Um convite para o EDH

E aí pessoal, tudo bem?
Hoje irei falar de um formato que sinto ser menosprezado pelos jogadores, principalmente por ser um formato Casual: o Elder Dragon Highlander (EDH), ou Commander, agora pela nova nomenclatura da Wizards. Este artigo não é somente um guia de como montar um deck eficiente, mas também um convite para que você venha conhecer um pouco mais do formato e deixar a competição de lado para se divertir e quebrar a cabeça montando decks diferentes dos habituais;
Eu particularmente acho o formato muito interessante, pois ele exige bastante do jogador, tanto na escolha do General quanto na montagem do deck. A limitação de poder usar apenas 1 cópia de cada mágica e terreno não-básico faz com que cartas que nunca viram jogo possam ser jogadas ao lado de outras que sempre foram utilizadas. Além do mais, é possível jogar Multiplayer, Archenemy, Planechase, enfim, uma série de variantes para deixar o jogo mais divertido. Regras da casa (incluindo lista de banidas) também são sempre bem-vindas, e podem ser concordadas com outros jogadores.
Mas antes de você pegar seu Baron Sengir (ou qualquer se seja sua lenda de estimação) e montar um deck escolhendo 65 cartas pretas boas e 25 pântanos, pense que, mesmo em um formato Casual (onde vale deck até com Ursos Cinzentos é preciso ter um deck no mínimo decente para poder se divertir. Irei dar algumas dicas, tanto na escolha do general quanto na montagem do deck. Utilize-a não somente como guia, mas também como inspiração para montar um deck EDH do jeito que você deseja:
Escolha do General
O ponto mais importante do general, além de definir a escolha das cores do deck, é a possibilidade dele retornar para o campo de batalha mesmo depois de sair do jogo várias vezes. Para melhor aproveitamento desta vantagem do general, o ideal é que ele deva causar impacto imediato ao entrar no campo de batalha. Exemplo: generais que tem habilidades estáticas favoráveis (Elesh Norn, Grand Cenobite), habilidades desencadeadas de quando entram no campo de batalha (Sharuum, the Hegemon), ou ímpeto e alguma evasão (Rorix Bladewing) para tentar ganhar pelos 21 pontos de dano causados pelo general.
Lendas como Captain Sisay, Isperia the Inscrutable e Jenara Asura of War, apesar de terem efeitos bacanas isoladamente, não lhe dão retorno imediato e depende de um turno do oponente para sobreviver. Se o oponente tirar a carta de jogo, você precisará gastar 2 manas a mais para jogá-la na próxima oportunidade, e correr o risco de não poder aproveitar suas habilidades.
Escolha das cartas do baralho
Pela particularidade das regras do EDH, a montagem do baralho é completamente diferente da montagem convencional, então leve em consideração os seguintes pontos:
- O fato de que cada jogador começa com 40 pontos de vida favorece jogos mais longos, e você pode se dar ao luxo de levar 15 pontos de dano nos primeiros turnos antes de se estabilizar. Portanto, você pode utilizar cartas de custo mais alto, porém impacto maior. Exemplos: Violent Ultimatum e True Conviction. Evite cartas que perdem drasticamente a força conforme o desenrolar do jogo. Exemplo: Goblin Guide e Watchwolf.
- Não coloque cartas extremamente situacionais no baralho, como Hidetsugu's Second Rite (tá bom, o exemplo foi ruim, mas acho que deu pra entender a ideia), pois quando você precisar dela, ela não virá (se isto já acontece em um baralho de 60 cartas usando 4 cópias de uma carta, imagina em um de 100 onde só se pode usar uma). Tente colocar cartas boas em geral, e busque alternativas similares, para você ter mais opções no baralho. Exemplos: Wrath of God, Day of Judgement, Sunscour, Hallowed Burial.
- Para calcular as probabilidades, agrupe as cartas por funções no deck. Por exemplo, criaturas finalizadoras, remoções pontuais, remoções em mapas, aceleradores de mana... desta forma, é mais fácil calcular as probabilidades do deck.
- Dadas as dicas acima, lembre-se também de que todo deck tem uma curva que deve ser respeitada para o deck ser jogável. A curva do EDH pode ser mais lenta, mas isto não significa que você pode encher o seu deck de bombas e esperar juntar as manas para jogá-las enquanto o oponente faz diversas criaturinhas e te surra. Monte um deck que lhe dê a oportunidade de desenvolver o jogo ao longo dos turnos.
E quais os decks que você tem e recomenda?
É, bem, digamos que eu não tenho nenhum deck montado (qual a minha moral pra falar que os jogadores menosprezam este excelente formato?)... mas estou montando minha pasta de bulk rares (cartas raras bacanas que valem mixaria) para montar alguns decks casuais, e o EDH incluso. Ainda não tenho nada em mente, e nem tenho um general preferido (apesar de eu adorar o Rafiq of the Many), mas espero muito em breve mudar a situação e procurar outros jogadores de EDH para poder me divertir...
Exemplo de deck
Para vocês não ficarem na mão, segue uma lista que eu pensei agora e que talvez daria certo. O objetivo do deck é ter várias cantrips, acelerar o seu jogo e atrasar o do oponente, até você jogar uma bomba que seja difícil de lidar. Existem várias cartas 2 para 1, lhe dando vantagem sobre as cartas jogadas pelo oponente. O general neste caso funciona mais como um utilitário do que como meio de vitória, mas não subestime sua habilidade, pois tutores são muito fortes em decks de 1-ofs.
Obs: Tentei montar a lista a mais budget possível, com cartas fáceis de achar e não tão caras, a fim de manter a premissa do EDH de ser um formato onde não precisa gastar rios de dinheiro para montar um deck (ainda mais porque um deck de 100 cartas ainda sai caro).
General: Momir Vig, Simic Visionary
17 Forest
15 Island
1 Treetop Village
1 Faerie Conclave
1 Simic Sky Swallower
1 Inkwell Leviathan
1 Tidespout Tyrant
1 Silvos, Rogue Elemental
1 Kodama of the North Tree
1 Sphinx of Magosi
1 Sphinx of Jwar Isle
1 Lorthos, the Tidemaker
1 Liege of the Tangle
1 Rampaging Baloths
1 Panglacial Wurm
1 Wall of Roots
1 Birds of Paradise
1 Llanowar Elves
1 Coiling Oracle
1 Yavimaya Elder
1 Sakura Tribe Elder
1 Elvish Pioneer
1 Overgrown Battlement
1 Fyndhorn Elves
1 Quirion Elves
1 Viridian Emissary
1 Explore
1 Wall of Blossoms
1 Wistful Selkie
1 Utopia Tree
1 Werebear
1 Trygon Predator
1 Lorescale Coatl
1 Vinelasher Kudzu
1 Man-o-War
1 Selkie Hedge-mage
1 Mystic Snake
1 Sages of the Anima
1 Vedalken Heretic
1 Viridian Corrupter
1 Winged Coatl
1 Sea Gate Oracle
1 Venser, Shaper Savant
1 Draining Whelk
1 Aether Adept
1 Remand
1 Arcane Denial
1 Confound
1 Exclude
1 Dream Fracture
1 Dismiss
1 Overwhelming Intellect
1 Counterspell
1 Voidslime
1 Deprive
1 Familiar's Ruse
1 Desertion
1 Spell Burst
1 Dismal Failure
1 Fervent Denial
1 Traumatic Visions
1 Repeal
1 Gigadrowse
1 Yavimaya's Embrace
1 Repulse
1 Into the Roil
1 Unsummon
1 Boomerang
1 Capsize
1 Cloudstone Curio

O que você está esperando para testar este formato inusitado? Monte um deck e divirta-se com seus amigos!
Até logo!
Por: Andre_barrozo

2 comentários:

  1. Bom artigo André. ~.o

    Estou querendo começar a jogar EDH faz um tempo, mas tem umas regras um pouco diferentes. Sabe onde posso acha-las?

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  2. @Bruno: Valeu =D

    Então, tem alguma coisa nas Regras Abrangentes, que está em http://www.wizards.com/Magic/TCG/Resources.aspx?x=magic/rules - na seção 903.Commander.

    Não existe ainda lista de banidas, mas existe um consenso entre os jogadores de EDH q certas cartas apelonas são banidas.

    Eu quero mto montar um deck e jogar, mas tb não conheço mta gente disposta a jogar =/ é uma pena. Mas é bom saber que você se interessa =)

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