E aí
pessoal, tudo bem?
Hoje irei
falar de um formato que sinto ser menosprezado pelos jogadores,
principalmente por ser um formato Casual: o Elder Dragon Highlander
(EDH), ou Commander, agora pela nova nomenclatura da Wizards. Este
artigo não é somente um guia de como montar um deck eficiente, mas
também um convite para que você venha conhecer um pouco mais do
formato e deixar a competição de lado para se divertir e quebrar a
cabeça montando decks diferentes dos habituais;
Eu
particularmente acho o formato muito interessante, pois ele exige
bastante do jogador, tanto na escolha do General quanto na montagem
do deck. A limitação de poder usar apenas 1 cópia de cada mágica
e terreno não-básico faz com que cartas que nunca viram jogo possam
ser jogadas ao lado de outras que sempre foram utilizadas. Além do
mais, é possível jogar Multiplayer, Archenemy, Planechase, enfim,
uma série de variantes para deixar o jogo mais divertido. Regras da
casa (incluindo lista de banidas) também são sempre bem-vindas, e
podem ser concordadas com outros jogadores.
Mas antes
de você pegar seu Baron Sengir (ou qualquer se seja sua lenda de
estimação) e montar um deck escolhendo 65 cartas pretas boas e 25
pântanos, pense que, mesmo em um formato Casual (onde vale deck até
com Ursos Cinzentos é preciso ter um deck no mínimo decente para
poder se divertir. Irei dar algumas dicas, tanto na escolha do
general quanto na montagem do deck. Utilize-a não somente como guia,
mas também como inspiração para montar um deck EDH do jeito que
você deseja:
Escolha
do General
O
ponto mais importante do general, além de definir a escolha das
cores do deck, é a possibilidade dele retornar para o campo de
batalha mesmo depois de sair do jogo várias vezes. Para melhor
aproveitamento desta vantagem do general, o ideal é que ele deva
causar impacto imediato ao entrar no campo de batalha. Exemplo:
generais que tem habilidades estáticas favoráveis (Elesh
Norn, Grand Cenobite),
habilidades desencadeadas de quando entram no campo de batalha
(Sharuum, the Hegemon), ou ímpeto e alguma evasão (Rorix Bladewing)
para tentar ganhar pelos 21 pontos de dano causados pelo general.
Lendas
como Captain Sisay, Isperia the Inscrutable e Jenara Asura of War,
apesar de terem efeitos bacanas isoladamente, não lhe dão retorno
imediato e depende de um turno do oponente para sobreviver. Se o
oponente tirar a carta de jogo, você precisará gastar 2 manas a
mais para jogá-la na próxima oportunidade, e correr o risco de não
poder aproveitar suas habilidades.
Escolha
das cartas do baralho
Pela
particularidade das regras do EDH, a montagem do baralho é
completamente diferente da montagem convencional, então leve em
consideração os seguintes pontos:
-
O fato de que cada jogador começa com 40 pontos de vida favorece
jogos mais longos, e você pode se dar ao luxo de levar 15 pontos de
dano nos primeiros turnos antes de se estabilizar. Portanto, você
pode utilizar cartas de custo mais alto, porém impacto maior.
Exemplos: Violent Ultimatum e True Conviction. Evite cartas que
perdem drasticamente a força conforme o desenrolar do jogo. Exemplo:
Goblin Guide e Watchwolf.
-
Não coloque cartas extremamente situacionais no baralho, como
Hidetsugu's Second Rite (tá bom, o exemplo foi ruim, mas acho que
deu pra entender a ideia), pois quando você precisar dela, ela não
virá (se isto já acontece em um baralho de 60 cartas usando 4
cópias de uma carta, imagina em um de 100 onde só se pode usar
uma). Tente colocar cartas boas em geral, e busque alternativas
similares, para você ter mais opções no baralho. Exemplos: Wrath
of God, Day of Judgement, Sunscour, Hallowed Burial.
-
Para calcular as probabilidades, agrupe as cartas por funções no
deck. Por exemplo, criaturas finalizadoras, remoções pontuais,
remoções em mapas, aceleradores de mana... desta forma, é mais
fácil calcular as probabilidades do deck.
-
Dadas as dicas acima, lembre-se também de que todo deck tem uma
curva que deve ser respeitada para o deck ser jogável. A curva do
EDH pode ser mais lenta, mas isto não significa que você pode
encher o seu deck de bombas e esperar juntar as manas para jogá-las
enquanto o oponente faz diversas criaturinhas e te surra. Monte um
deck que lhe dê a oportunidade de desenvolver o jogo ao longo dos
turnos.
E
quais os decks que você tem e recomenda?
É,
bem, digamos que eu não tenho nenhum deck montado (qual a minha
moral pra falar que os jogadores menosprezam este excelente
formato?)... mas estou montando minha pasta de bulk rares (cartas
raras bacanas que valem mixaria) para montar alguns decks casuais, e
o EDH incluso. Ainda não tenho nada em mente, e nem tenho um general
preferido (apesar de eu adorar o Rafiq of the Many), mas espero muito
em breve mudar a situação e procurar outros jogadores de EDH para
poder me divertir...
Exemplo
de deck
Para
vocês não ficarem na mão, segue uma lista que eu pensei agora e
que talvez daria certo. O objetivo do deck é ter várias cantrips,
acelerar o seu jogo e atrasar o do oponente, até você jogar uma
bomba que seja difícil de lidar. Existem várias cartas 2 para 1,
lhe dando vantagem sobre as cartas jogadas pelo oponente. O general
neste caso funciona mais como um utilitário do que como meio de
vitória, mas não subestime sua habilidade, pois tutores são muito
fortes em decks de 1-ofs.
Obs:
Tentei montar a lista a mais budget possível, com cartas fáceis de
achar e não tão caras, a fim de manter a premissa do EDH de ser um
formato onde não precisa gastar rios de dinheiro para montar um deck
(ainda mais porque um deck de 100 cartas ainda sai caro).
General:
Momir Vig, Simic Visionary
17 Forest
15 Island
1 Treetop
Village
1 Faerie
Conclave
1 Simic
Sky Swallower
1 Inkwell
Leviathan
1 Tidespout
Tyrant
1 Silvos,
Rogue Elemental
1 Kodama
of the North Tree
1 Sphinx
of Magosi
1 Sphinx
of Jwar Isle
1 Lorthos,
the Tidemaker
1 Liege
of the Tangle
1 Rampaging
Baloths
1 Panglacial
Wurm
1 Wall
of Roots
1 Birds
of Paradise
1 Llanowar
Elves
1 Coiling
Oracle
1 Yavimaya
Elder
1 Sakura
Tribe Elder
1 Elvish
Pioneer
1 Overgrown
Battlement
1 Fyndhorn
Elves
1 Quirion
Elves
1 Viridian
Emissary
1 Explore
1 Wall
of Blossoms
1 Wistful
Selkie
1 Utopia
Tree
1 Werebear
1 Trygon
Predator
1 Lorescale
Coatl
1 Vinelasher
Kudzu
1 Man-o-War
1 Selkie
Hedge-mage
1 Mystic
Snake
1 Sages
of the Anima
1 Vedalken
Heretic
1 Viridian
Corrupter
1 Winged
Coatl
1 Sea
Gate Oracle
1 Venser,
Shaper Savant
1 Draining
Whelk
1 Aether
Adept
1 Remand
1 Arcane
Denial
1 Confound
1 Exclude
1 Dream
Fracture
1 Dismiss
1 Overwhelming
Intellect
1 Counterspell
1 Voidslime
1 Deprive
1 Familiar's
Ruse
1 Desertion
1 Spell
Burst
1 Dismal
Failure
1 Fervent
Denial
1 Traumatic
Visions
1 Repeal
1 Gigadrowse
1 Yavimaya's
Embrace
1 Repulse
1 Into
the Roil
1 Unsummon
1 Boomerang
1
Capsize
1 Cloudstone
Curio
O
que você está esperando para testar este formato inusitado? Monte
um deck e divirta-se com seus amigos!
Até
logo!
Por: Andre_barrozo
Bom artigo André. ~.o
ResponderExcluirEstou querendo começar a jogar EDH faz um tempo, mas tem umas regras um pouco diferentes. Sabe onde posso acha-las?
@Bruno: Valeu =D
ResponderExcluirEntão, tem alguma coisa nas Regras Abrangentes, que está em http://www.wizards.com/Magic/TCG/Resources.aspx?x=magic/rules - na seção 903.Commander.
Não existe ainda lista de banidas, mas existe um consenso entre os jogadores de EDH q certas cartas apelonas são banidas.
Eu quero mto montar um deck e jogar, mas tb não conheço mta gente disposta a jogar =/ é uma pena. Mas é bom saber que você se interessa =)