Seja bem vindo,
A qualquer hora que você esteja lendo esse report, saiba o quanto eu estou feliz em poder escreve-lo.
Me chamo Júlio De Biasi, ou siplesmente De Biasi, e jogo Magic desde 1994/5 como diversão, mas só vim entender e reconhecer Magic como algo mais sério por volta de 2003. Parei por alguns anos e voltei a jogar quando fui morar no exterior e tinha Draft 3 vezes por semana ! .)
O report é sobre a final semestral da loja Liga Arena, situada em Aparecida, aonde jogo a 2 anos; para quem quiser saber mais sobre a Liga, que faz um sistema de pontos durante um semestre culminando num torneio maior ao fina tendo uma premiação muito boa, basta entrar no blog: http://ligaarena.blogspot.com
O torneio seria para os 16 classificados durante o semestre e ia ser Padrão para as quatro primeiras rodadas e draft para o top8.
Eu não estava afim de pensar muito sobre um deck, e queria um deck que achasse forte e consistente. Perguntei ao Rastaf, ganhador do último PTQ em São Paulo, sobre a lista que ele usou e usei a mesma, trocando apenas duas cartas no side, uma Extração Cirúrgica para Espada de Guerra e, pois sabia que seria melhor no meu ambiente.
Segue a lista:
4 Delver of Secrets
4 Restoration Angel
4 Blade Splicer
4 Snapcaster Mage
1 Phantasmal Image
4 Ponder
4 Vapor Snag
3 Gitaxian Probe
3 Mana Leak
3 Bonfire of the Damned
2 Pillar of Flame
2 Thought Scour
2 Evolving Wilds
4 Seachrome Coast
4 Sulfur Falls
1 Glacial Fortress
6 Island
1 Plains
1 Mountain
3 Cavern of Souls
Sideboard
3 Phantasmal Image
2 Celestial Purge
2 Timely Reinforcements
1 Mana Leak
1 Sword of War and Peace
1 Combust
1 Oblivion Ring
1 Dissipate
1 Divine Offering
2 Zealous Conscripts
List goes here!
Logo que cheguei na loja as 09:30 para o torneio encontro com um dos jogadores também classificados para a final, o Juninho, que desce as escadas com uma cara triste, falando que não ia poder jogar pois seu novo cachorro estava passando mau, e como bom veterinário iria para casa cuidar dele. Uma pena, mas era um jogador bom a menos no caminho. Desculpa Juninho, mas você entende ! =P
Após anúncios eventuais e já esperados e divulgação de premiação que tinha R$850 em crédito na loja para o primeiro, o que deixou todos muito animados, fomos para a primeira rodada.
Mais uma sorte, fui pareado com o Alex Lourenço, que já tinha avisado que não poderia jogar a primeira rodada mas eu chegaria para a segunda, ou seja, Bye ! .)
Segunda rodada contra Ótavio jogando de Naya Pod, sentamos na mesa, nos cumprimentamos e o juiz diz que tem um problema na lista dele! Era o dia da “sorte”, começamos o jogo e foi algo assim, muligan para ele keep para mim, turno 1 floresta e Unwald Tracker, eu faço Gitaxian Probe para ver, Birthing Pod, Cavern of Souls, Borderland Ranger e Strangleroot Geist, faço Seachrome Coast e passo, ele compra, bate a passa, eu faço outra Probe para ver o Huntmaster of the Fells comprado no turno dele, faço outro terreno e passo, com Pillar of Flames, Bonfire of the Danmed, Vapor Snag e Restoration Angel e dois terrenos, ele compra, bate faz Thalia e passa, o jogo continua assim até que eu tenho que fazer Vapor Snag na Thalia, Pillar no Geist, Bonfire para matar Tracker e Borderland Ranger e perder pro Ravenger of the Fells 7/7 e um Lobo 4/4 com ajuda de Gavony Township, sem contar 2 Blade Splicers na sequência. 1-1
No segundo (terceiro) jogo, eu fico com uma mão absurda de Delvers, Ponder, terrenos das cores Anjo e Snapcaster, ofereço a troca de um Delver of Secrets por um Avacyn’s Pilgrim tranquilo e ele aceita, o que faz ele ficar sem a mana branca e me garante o jogo com o segundo Delver transformanda na Aberração graças ao Ponder deixando Vapor Snag no topo e atacando até a morte.
Já estava 2-0, e em 4 rodadas, bastava fazer 2-0-2 e passar pro top8, nem pensamos muito a empatar intencionalmente nas rodadas 3 e 4. Eu e Rato, e depois com Zé acho.
No top8 ficaram excelente jogadores, e fico triste pelo Danilo não ter passado, mas jogar com um deck não conhecido, de ultima hora, fica dificil.
Draft de Avacyn’s Restored, confesso, não é o meu favorito, na verdade, de longe é um dos drafts que menos me adaptei e não vejo a hora de acabar! Innistrad me deixou mau acostumado provavelmente.
Pedi muitos conselhos para o Zé e para o Danilo durante a semana e no dia, o Danilo me falou para forçar o verde e disse que o lobo 2/1 comum era uma das melhores cartas da cor, e se fosse montar um RG tinha que ter o Humano que dava Reach com Soulbound. Dito o feito, com alguma sorte nos picks e com dúvida em alguns o deck ficou assim:
1 Falkenrath Exterminator
1 Wandering Wolf
2 Kruin Striker
1 Lightning Mauler
1 Wolfir Avenger
1 Riot Ringleader
1 Trusted Forcemage
1 Kessig Malcontents
1 Nettle Swine
1 Hound of Griselband
1 Druid’s Familiar
1 Wildwood Geist
1 Geist Trappers
1 Gang of Devils
15 Creatures
2 Joint Assault
1 Abundant Growth
1 Banners Raised
1 Pillar of Flame
1 Tormentor’s Trident
1 Sheltering Word
1 Lightning Prowess
8 Other Spells
9 Forest
8 Mountain
17 Lands
No side de relevante tinha Uncanny Speed e Grounded, e vários cortes de cartas pretas e azuis, quando não tinha nada na minha cor.
Quartas de Final
Pikanso – RG
No primeiro jogo ele tem uma explosão de criaturas e acaba passando por cima dos meus bichos, muito menores, com uso de vários Soulbounds e também dois milagres para 5 de dano.
No segundo jogo eu consigo encaixar o Falkenrath Exterminator no segundo turno e bater para colocar um marcador e depois de vários turnos e um flood de terreno para os dois lados o Exterminator com 3 marcadores selou a partida comigo tendo 10 lands em jogo e matando todos os bichos dele junto com o Hound.
Tericero jogo, consigo a mesma jogado com o Exterminator, mais coloco Wolfir Avenger e segurei muito o jogo, até começar a comprar os terrenos e controlar, ele não compra os milagres e depois de mais de 1 hora de jogo, eu ganho!!!
Semi Final
Regiane – GW Humans
Todos apostavam nela e no Zé para fazerem uma final pois estavam com decks muito fortes, ela faz muligam para 6 no primeiro jogo e eu começo com land drops e ela com bicho já no primeiro turno, 1/1 que ganha três de vida, e no segundo turno com o humano que põe marcador +1/+1 quando entra em jogo, até aqui eu não faço nada, no terceiro turno ela faz a primeira jogada errada, faz Borderland Ranger, e bate, eu marco a vida, e ela vai até o Deck para buscar o terrero do Ranger, e eu falo, “não”, ela pergunta o porque e eu falo, “qualquer outro torneio eu deixaria, mas com essa premiação não, você fez o Ranger, bateu e não procurou, a habilidade já foi e você não fez”, ela entende e passa, no quarto turno eu faço Hound of Griselbrand e passo, ela bate com tudo, eu bloqueio o Ranger, ela faz outro, busca a land e passa, eu faço land e passo, ela bate com tudo, eu faço Wolfir Avenger antes do block e mato mais dois bichos dela, e vou a 2 de vida, aqui já parecia mais tranquilo, eu fico com medo de Banishing Stroke e Terminus e faço alguns bichos e mantenho outros na mão, começo a atacar com o Hound e ganho. 1-0
Segundo jogo ela não faz bicho no primeiro turno, mas faz no segundo, o humano que põe marcador e fica 2/2, faço land e passo, ela faz um humano branco que dá +1/+1 para todas as criaturas dela cada vez que entra uma outra em campo e bate 2, eu faço Hound e passo, ela bate com tudo, o que foi um erro, eu bloqueio o Humano branco e me livro de um possivel rush com vários bichos entrando em campo no mesmo turno. Ai com o Hound na mesa tudo ficou mais fácil, bati, ela levou, foi a 16, fiz Nettle Swine, e passei, ela faz um bicho e passa, eu ataco com tudo, ela pensa e decide não bloquear eu ganho resolvendo Banners Raised, causando 17 de dano, 12 do Hound com double strike e 5 do porco ! .)
Caraca, estava na final!!! Depois de um semestre todo de torneios e resultados que me desmotivaram e tudo mais, eu estava na final do torneio que havia dito em janeiro para um dos donos da loja que ganharia, e estava ali, podendo cumprir a minha promessa.
Final
Zé – UB Forever Alone
O primeiro jogo foi uma sucessão de erros, e jogadas que poderiam ser muito melhores, eu no play faço o Wandering Wolf no segundo turno, Zé faz land drop e passa, eu bato e comento com o Zé que sabia que ele tinha algumas cartas muito boas e que estava torcendo para que elas não viessem ou que pelo menos as cartas que eu não tinha usado até agora viessem, dito e feito, ele resolve um Dark Impostor no 3 turno e eu falo, a carta veio Zé, Pillar of Flame no Impostor e bati, e aqui ele faz o erro que custo a derrota, no 4 turno, ele fez o Demonlord of Ashmouth e fala que vai passar o turno, mas sem bicho nenhum em jogo, eu falo “ok, agora exila ele”, ele põe o bicho na mão e eu falo, que não, que já tinha resolvido, o jogo segue até que eu tenho o Wolf equipado com o Trident e as vidas estão a 18 x 8 a meu favor, eu bato, mas ele tem um Renegate Demon 5/3 que óbviamente bloqueia o lobo, eu compro alguns bichos a mais e ganho.
O segundo jogo foi bem mais fácil para ele, eliminou meus bichos iniciais com Bone Splitter em bicho imortal, fez Demonlord e começou a bater, quando achei que pudesse tentar ganhar na race ele compra e faz Exquiste Blood e ganha por isso. Terceiro e último jogo, já estavamos os dois super tensos, eu no play faço Kruin Striker no segundo turno que leva Ghoulflesh e estraga com os meus planos para o terceiro turno, eu faço land e passo, ele faz land Demonic Taskmaster e eu faço Wolfir Avenger no passe, bato três, faço Lightning Mauler e passo, ele faz terreno, bate 4 e passa, eu não compro a quarta land para fazer o Druid’s Familiar, e então decido atacar, ele anúncia Creeping Chill no lobo e eu faço Sheltering Word ganhando 3 e bato com tudo, vidas a 19 e 12 a meu favor, turno dele para Searchlight Geist e ataque, vou a 15, meu turno não compro a land de novo mas faço Pillar no Geist, levo ele a 7, Zé compra, bate me leva a 11, faz Undead Executioner e passa, bato com tudo ele bloqueia o Wolfir e eu faço Joint Assault no Lightning, ele faz a cara de quem não esperava, leva quatro indo a 3 e então coloca o -2/-2 no Avenger, que com 2 de dano me força regenerar e ficar com um Wolfir 1/1 sem dano até o fim do turno. Praticamente o mesmo turno do outro lado, ataca, me leva a 7 outro Executioner e eu falo, preciso comprar um terreno, pois até agora estava com apenas 2 Floresta e 1 Mountain, compro a Floresta finalmente e faço Druid’s Familiar com Soulbound para +2/+2 e Haste graças ao Lightning Mauler e ganho batendo com tudo !!!!
É isso ai, cumpri a minha palavra, consegui montar um draft deck decente e lavei a alma!!!
Agradeço muito a vitória a todos que me cumprimetaram e deram os devidos parabéns e me deixaram muito feliz.
Obrigado ao Ricardo e Danilo por fazeram da Arena uma loja agradavel para jogar e com a Liga motivando os jogadores e participarem dos eventos para se classificarem e ainda gladiarem por prêmios devido a coloção no Ranking no final do semestre, parabéns ao Rato por ficar em primeiro e levar uma caixa de booster !!!!
Props: Tub, que não apareceu para primeira rodada, pro American Delver do Rastaf que me garantiu a vitória, para o Danilo que deu carona para ir e voltar, para os amigos que mandaram mensagens me desejando boa sorte a noite e pela manhã, e principalmente para o Kahl, que
falou no sábado “meu, vai dormir, vocÊ tem um torneio para ganhar amanhã”, e claro, ao sabor da vitória!
Slops: Chico que errou o side e tomou um loss bobo, cidadão que aluga a loja abaixo da Arena e não permitiu que rolasse um churrasco na área comunal, a todos aqueles que não torceram por mim ! =P