Por: Julio De Biasi
Antes de mais nada uma pequena visão geral sobre o formato Limitado de Avacyn Restaurada.
Acho que mais do que nunca vai ser um formato definido pelas Raras e/ou Miticas abertas no primeiro e segundo booster. A coleção tem boas cartas, mas elas ficaram muito para Incomum e então Draftar esse formato vai exigir muita atenção para as cores que estiverem abertas.
Branco continua sendo forçado como uma ótima cor, o azul manteve o nivel de criaturas com evasão, o vermelho dando um ótimo suporte para qualquer cor e o verde com suas criaturas rápidas e resistentes.
Mas e o preto? O preto nessa edição veio com uma idéia bem diferente, como muitos disseram é a cor “Forever Alone”, muitas cartas se beneficiam por você ter uma criatura apenas em jogo, como o Demonic Taskmaster, que por um custo bem fácil e acessivel de 2B vocÊ tem um bicho 4/3 voar que sozinho não tem nenhum, isso mesmo, nenhum drawback.
Mas não estamos aqui para falar das cartas comuns não é mesmo?
Estamos aqui para falar das cartas comuns e como utiliza-las de melhor jeito possivel, afinal de contas, as comuns são o que dão suporte para aquela bomba que você abriu e tem que segurar o jogo ou acelerar para ter a maior chance de usar suas melhores cartas.
Vamos a elas ..
Branco
Cloudshift – é impressionante a diversidade de usos que essa carta oferece, não pense pequeno, não pense que simplesmente vai dar um “blink” naquela criatura que ganha vida quando entra em jogo, ou fugir de uma remoção, imagina usar isso em uma criatura com Soulbound e mudar dastricamente um combate?
Defang – apesar dos pesares Defang é uma remoção para aquele bicho grande que você não tem como lidar, você vai ter sempre uma barreira bloqueando sua melhor criatura, mas as outras vão passar e fazer o serviço. Não é melhor que Bonds of Faith ou Burden of Guilty, mas funciona.
Leap of Faith – um ótimo combat trick, bloquear aquele bicho voador e não perder a sua criatura é excelente.
Seraph of Dawn – um dos melhores bichos voar comum dos ultimos tempos, Vínculo com a Vida te da um tempo para respirar até comprar as bombas e soluções, além de ter um ótimo corpo para bloquear sem preocupação.
E então para definir a última carta eu fiquei entre três, Moorland Inquisitor que é um Squire melhorado e tem uma habilidade relevante para o formato; Righteous Blow mantendo a idéia branca de lidar com criaturas atacando ou bloqueando e Zealous Strike que é o mesmo custo para algo melhor que Skillful Lunge de DKA.
Azul
Alchemist’s Apprentice – é um ótimo early drop que pode dar um chump block com draw nos turnos 3 ou 4.
Ghostly Flicker – um ótimo card com a habilidade de blink, dá para fazer um chump block remover a sua criatura e uma outra criatura atacante, dá para fazer duas criaturas com efeito de “ETB” ( enter the battlefield).
Mist Raven – um Man-o’-War que voa por 1 mana a mais? Ok!
Scrapskin Drake – o bom e velho voar por 3 manas com algum drawback, reprint funcional para o bloco de Cloud Elemental, sendo Zumbi.
Wingcrafter – para mim o melhor drop1 entre as comuns, vantagem ter duas criaturas com voar na mesa.
Vale considerar a carta Spectral Prison, que NÃO É um reprint de Ice Cage, note que a criatura não vira ao ser encantada, então ele ainda poderia continuar com um blocker, e diferente também de Ice Cage a criatura pode continuar usando suas habilidades.
Preto
Death Wind – não tem como ter uma remoção melhor do que isso. E que arte!
Driver of the Dead – não é nada de mais, mas com algumas criaturas baratas no cemitério podem transforma-lo num Unearth (-1).
Soulcage Fiend – é um excelente early drop que vai fazer seu oponente pensar duas vezes antes de bloquear.
Unhallowed Pact – achei o design dessa carta muito interessante, note que não precisa encantar uma criatura sua, você pode encantar aquele bicho do outro lado da mesa que está te dando um problema, e se de alguma forma tiver como lidar com ele
você ganha o controle.
Nota de página para Undead Executioner.
A seguir, as top5 comuns de AVR para Vermelho e Verde e os comentários sobre os Anjos, Artefatos e Terrenos.
Concordo com a maioria. Só acho que tem 2 cartas que merecem uma menção honrosa.
ResponderExcluirNo Azul, temos peel from reality, que é muito útil pra dar um chump block, salvar sua criatura e ainda devolver outra criatura atacante pra mão de seu dono. Sem contar que é útil com criaturas que tenham efeito quando entram em campo, ou ainda se livra de encantamentos chatos.
E tem também necrobite. por 3 manas, vc dá um chump block, mata a criatura do oponente e ainda regenera a sua. Só pode ser bom.
Voice of the provinces também me agrada, com tantos "blink effects" disponíveis.
Dahora os comentários sobre as cartas, e realmente as comuns estão boas, mais e aquilo que o De Biasi falou "formato definido pelas Raras e/ou Miticas abertas no primeiro e segundo booster".
ResponderExcluirNICE POST
Dahora os comentários sobre as cartas, e realmente as comuns estão boas, mais e aquilo que o De Biasi falou "formato definido pelas Raras e/ou Miticas abertas no primeiro e segundo booster".
ResponderExcluirNICE POST by TARZAN