segunda-feira, 1 de julho de 2013

UWR Flash – O Control não está morto se você considerar tempo control...

Tio Hélio


Eu acho esse deck o melhor deck control do formato, talvez o único que responde tudo. #ProntoFalei. Passado esse ponto, vamos entender de onde veio essa afirmação. Fiquei torcendo feito um doido assistindo o Matt Costa jogando com esse deck no GP Miami.

Na verdade, estou escrevendo esse post sem ver a lista. É só eu copiar do top 8 daqui a pouco e colocar lá no final. (Porque eu sei que ele vai pro top 8... Não tem como não ir... Ele não vai ganhar porque eu zico todo mundo para quem eu torço em GP e Pro Tour.)

(Edit: Perdeu no Top8, pro Brad Nelson).


Uma das melhores cartas do formato (que não é um Strangleroot Geist bombado) + ganhando vida:


Isso não foi um erro. A imagem não foi colada duas vezes. “A primeira faz tchan, a segunda faz tchun.” (Ter se lembrado dessa referência não é, nem de longe, um bom sinal pra você). A primeira Sphinx’s Revelation serve para desfazer o que quer que o “RG coisinhas” do seu oponente tinha feito até então. A segunda enche sua mão e sua vida. Metade da explicação do branco do seu deck vem aí.

Existe outra carta que meio que justifica o branco no resto do deck, por matar boa parte do formato. Embora não seja exatamente um Dreadbore, é quase. E te ajuda a ficar vivo enquanto seu deck vai encaixando.


Hélice da Líder de Guerra mata, boa parte das vezes:


- Garruk Implacável;
- Liliana do Véu;
- Garruk, Caçador Primal;
- Olivia Voldaren;
- Restoration Angel;
- Thragtusg;
- etc,…

Além disso, você ganha 4 de vida para ajudar a mitigar o estrago enquanto você está arrumando seu jogo.

O problema é que nem tudo tem resistência quatro. Seria legal, seria legal ter alguma coisa para bloquear e depois dar burn nas coisas. Ter, por exemplo, criaturas...


Criaturas e velhos conhecidos


Augur of Bolas é um excelente bloqueador, já que ele não deixa você tomar dano, mas nem por isso mata a Voice of Resurgence alvo, se você não quiser. Além disso, dá para você escolher o que você quer no topo do seu grimório – ou jogar o que você não quer para o fundo. Resumidamente, esse deck se baseia em ter a resposta certa na hora certa. Poder fuçar no topo do seu grimório é sempre uma opção muito bem vinda.



Snapcaster Mage vai fazer a parte controladora do deck funcionar. Normalmente, você vai precisar da resposta certa mais de uma vez. Não é muito necessário explicar porque ele é legal, nem porque Restoration Angel o deixa ainda mais legal (ok, reaproveita o Augur também). Além disso, seu deck chama UWR Flash, então faria sentido ter criaturas com flash.


Quando esse pessoal morrer, é hora de fazer a reciclagem, estilo 2011/12. As fichas de espírito servem para também bloquear e fazer sua hélice lidar com criaturas com resistência cinco, além de poder atacar planeswalkers se o anjo ou o dragão não estiverem por perto.

Já que você vai querer ter um punhado de terrenos por perto quanto for fazer o segundo Sphinx’s  Revelation, por que não ter um terreno que te ajude a viver ou a fazer coisas legais?

A lógica das criaturas do deck, nesse caso, é a igual a do chinelo de pobre – tem que “usar até ficar soltando as tira, porque não tá sobrando”. O anjo “recicla” uma vez, o terreno recicla de novo.

Mágicas


A ideia é sobreviver, comprar cartas para responder tudo o que seu oponente tem. Tudo. Como faz parte do plano do seu plano ganhar vida e não faz parte dos planos da Wizards deixar ninguém ganhar no terceiro ou quarto turno, seria interessante caçar algumas cartas no grimório...


Além disso, o pacote precisa ter algumas remoções, anulações, cartas para ganhar tempo, etc. Tantas coisas, tão poucos slots. A primeira coisa é colocar, lógico, mais draw. Não existe deck azul com draw demais, por isso a gente vai lá e pega outra carta seminova.



A verdade cruel é que, boa parte do tempo, você quer ter as cartas boas do seu deck na mão. Se boa parte das cartas no T2 é, no máximo, forçada, é melhor colocar Think Twice e usar no final do turno do oponente sempre que possível.

Azorius Charm é uma carta absurda. Quando você anula uma mágica do oponente, ele fica meio bravo, mas nem tanto. Quando você coloca alguma coisa no topo do gimório dele e tem Snapcaster Mage no deck...


Tanto Think Twice quanto Azorius Charm podem ser usados para garantir 4 manas no turno 4 e Warleader’s Helix em... qualquer coisa que esteja lá e você queira matar com Hélice. Para o quinto turno, existe outra opção de carta assassina.


Turn/Burn lida com coisas irritantes sem deixar que habilidades irritantes façam grandes estragos (Thragtusk, Víndice de Boros, Obzedat, etc.). Syncopate funciona como sua contramágica favorita, já que seu deck está entupido de terrenos...  Pilar remove Voice, Ooze, Huntmaster, etc. Remove também os bichinhos que adicionam mana e acelerariam o jogo do oponente, coisa que você não quer que aconteça.


Na verdade, Syncopate é a sua segunda contramágica favorita. A sua contramágica favorita é Rewind.

É verdade, ela era um pouco melhor quando as pessoas faziam mágicas antes de atacar. E quando você fazia combos com Academia Tolariana. Não importa. Se está no T2, não dá para simplesmente ignorar retroceder. Counterflux não é Dissipate, mas não pode ser anulada é ajuda no mirror ou contra outros decks control.

Ajustando

Na lista em comento, tem um Veredito no maindeck. Pois bem, estava tudo indo lindo até o cara jogar contra um Domri Naya.

O cara do Naya ganhou, depois pediu pro control para empatar.  E o control deixou e foi pro top8. Fato é que o Matt Costa ficou olhando pro Domri e caçando o Veredito solitário no deck.

Se na sua área tem trocentos decks vermelhos, coisa que quase não acontece no Brasil, taca um Ral Zarek e vê o que acontece. O pessoal aqui da região usa e gosta. Até demais. Se eu fosse montar o deck, acrescentaria um Veredito e jogaria com 61 cartas porque sou muito vidaloka (brincadeira, provavelmente ia sair um Think Twice do maindeck, mas ia ter teste).

Deixei essa parte meio para o final justamente para dizer que, enquanto não há problema nenhum copiar a ideia geral do deck, não é para copiar o deck inteiro. Se o pessoal na sua quebrada está correndo de naya e decks com Voice como as pessoas fogem de DST, a lista não precisa de grandes alterações, já que ela volta de 2x Rakdos Return e Ruric Thar, com Ground Seal na mesa. Lindamente. (Afinal de contas, o deck foi super bem num GP com vários arquétipos diferentes e se vira bem com várias situações).

Ganhe vida, compre cartas e quando você ver, você acabou lidando com o deck do oponente e dai você... Ataca com alguma coisa e ganha.

Decklist

UWR Tempo – Matt Costa (Team Star City Games)

Land (26)

1  Cavern of Souls
3  Clifftop Retreat
4  Glacial Fortress
4  Hallowed Fountain
2  Island
1  Moorland Haunt
3  Sacred Foundry
4  Steam Vents
4  Sulfur Falls

Creatures (10)

3  Augur of Bolas
4  Restoration Angel
3  Snapcaster Mage

Spells (24)

4  Azorius Charm
2  Counterflux
3  Pillar of Flame
1  Rewind
3  Sphinx's Revelation
1  Supreme Verdict
2  Syncopate
4  Think Twice
2  Turn & Burn
2  Warleader's Helix

Sideboard

1  Clone
3  Dispel
2  Izzet Staticaster
1  Oblivion Ring
1  Pillar of Flame
3  Renounce the Guilds
1  Supreme Verdict
3  Thundermaw Hellkite


Sabe quando a gente fica com aquela sensação que o deck tinha mais de 50 cartas além dos terrenos e o resto foi pro side? Então... Muitos ajustes para metagame estão no side. Não acharia de todo estranho ver um deck desses com Thundermaul Hellkite (“só um, vai...”) ou 2 Verdito Supremo no Maindeck. Tem hora que tenho vontade de puxar até aquele Oblivion Ring pro main deck.

(O outro deck UWR que foi pro top 8 usa 3 Thundermaul e 0 vereditos no main e também não foi para o top 4 – Link para o top 8.)

Clone copia coisas legais, até mesmo os seus bichos. Dispel tá lá pro Mirror, se você estiver precisando de slot, é o slot que eu menos gosto. No geral, não sei se tem muito que mexer no conjunto das 75.

Izzet Staticaster mata bichinhos, icluindo bichinhos que adicionam mana. Oblivion ring pode ser feito com manas incolores inclusive e lida com coisas que consigam passar por suas remoções (vai bem contra voice, planeswalkers, essas coisas). Renunciar às guildas serve para lidar com decks atolados de permanentes multicoloridas.

O resto meio que foi explicado lá em cima, mas Thundermaul mata ficha de Lingering Souls.

Uma carta que pode dar problema e o deck não lida é Kessig Wolf Run, que transforma um bichinho do Naya em bichão. Se você achar slot (e necessidade), Agulha Medular nela.

Conclusão

Se eu fosse jogar de control, jogaria com esse deck.

Patrick Chapin estava lá, de Grixis. Sou fã de Grixis e tal, mas o problema é que Sphinx’s Revelation te recoloca no jogo, logo depois de você ter dado uma segurada com Warleader’s Helix que é quase um dreadbore. Considerando a eficiência do Pilar no começo do jogo e a utilidade do Thundermaul Hellkite, mesmo que no side, acaba ficando difícil ir para Esper.

Fora isso, acho que a questão é treinar, ajustar e assistir a coverage do GP feita pela SCG, porque esse deck apareceu bastante por lá no coverage (que vai estar em algum lugar por aqui).

É isso por enquanto. #partiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário