O que é RPG?
Luís "Lelo" |
RPG é,
basicamente, um jogo de interpretação de papéis. Cada jogador cria
uma ficha de personagem onde todas as capacidades e algumas
características de seu 'papel' no jogo são descritas ajudando a determinar como cada jogador, ou melhor a personagem de cada jogador,
interagirá com o cenário. Este cenário é criado por um jogador
especial que é chamado mestre, que será também seu controlador,
passando aos jogadores o resultado de suas ações e propondo os
problemas que serão enfrentados por eles durante uma aventura (o que
geralmente dura uma sessão de jogo, mas pode ir além disso, sendo
as sessões interligadas chamadas de 'campanhas').
Eis um
exemplo simples:
Você, João da Silva, interpreta
Brodo, um hobbit de uma pacata vila de um mundo mágico de
fantasia que recebe de seu tio, Lilbo, um anel mágico que te levará
em uma aventura para destruí-lo e livrar o mundo do mal nele
contido. Te acompanha neste primeiro momento da aventura seu amigo
Pam que gosta de ficar te espionando a todo momento e acaba ouvindo
uma conversa sua sobre o anel.
Neste exemplo Brodo e Pam (o jogador de Pam é seu colega
de faculdade, José das Couves) são dois personagens controlados por
jogadores e Lilbo, que afinal só te entrega o maldito anel e dá o
fora antes que o bicho pegue, é um personagem do Mestre, colocado lá
somente para dar uma direção na história e para dar aos jogadores
a possibilidade de outras interações que não com eles mesmos.
Observe que serão tantos os eventos pelos quais Brodo e seus
companheiros de grupo passarão até concluir esta trama (ou plot)
para destruir o anel que dificilmente será possível concluí-la em
algumas horas levando então a uma campanha que poderá durar várias
sessões que serão jogadas quando os jogadores e o mestre tiverem
tempo para se reunir em um período de semanas, meses ou até mesmo anos (sim porque após
destruir o anel novas tramas que surgiram durante a aventura, ou só
serão descobertas após o final desta, podem prolongar a história
deste grupo!)
Dungeons & Dragons: O primeiro RPG da história que tem como tema de suas aventuras a fantasia medieval. |
Claro que o RPG não se prende somente a esta
temática de hobbits, elfos, dragões e magos, o jogo começou por
aí, mas atualmente podemos dizer que todo tema possível e
imaginável tem um sistema de regras que permite jogá-lo. Temos
sistemas de ficção científica, guerras modernas, piratas,
desenhos animados (estilo looney tunes), super heróis, terror
(vampiros,lobisomens,zumbis), velho oeste, steam punk e por aí
vai...
E
o que é Vampiro: A Máscara?
Capa
de uma das edições de Vampiro: A Máscara.
|
Vampiro
foi um sistema de RPG criado por Mark Rein Hagen publicado em 1991 e
que foi um dos primeiros sistemas de RPG a investir na temática
de vampiros que vivem em um mundo similar ao nosso, ocultos da
sociedade dos humanos. A obra foi baseada em muitos aspectos dos livros de vampiro de Anne
Rice e talvez assistir "Entrevista com o Vampiro" seja
umas das melhores introduções possíveis para quem deseja se
ambientar no jogo.
Os vampiros interpretados pelos jogadores
deste sistema tem uma série de poderes sobrenaturais, nunca
envelhecem e muitas vezes detêm um controle imenso sobre a sociedade
da qual se ocultam mas, ao mesmo tempo, podem morrer em segundos de
exposição à luz do sol, tem que saciar sua sede de sangue com
frequência e lutam para controlar um instinto predador sobrenatural
('a Besta') que, descontrolada, coloca-os em uma sede incessante por
sangue que geralmente culmina na destruição deste vampiro por
outros (que não querem um doido frenético solto por aí) ou pelas
mãos dos humanos (armas machucam vampiros menos que os humanos mas
MUITAS armas mandam um vampiro para o brejo do mesmo jeito).
Estes
vampiros, que ainda partilham uma fagulha do pensamento humano e seus
hábitos, se organizam em sociedades regidas pelas mais diversas
regras mas que usualmente tem uma em comum chamada 'A Máscara'. Esta
é justamente a regra que determina a ocultação de sua condição dos humanos, afinal de contas já imaginou o que aconteceria se um
grupo qualquer saísse por aí sugando o sangue das pessoas em
público sem mais nem menos? Chamariam a polícia e se ela não desse
jeito chamariam o exército até que, se não tivesse jeito algum,
certamente alguém teria a brilhante ideia de jogar uma bomba atômica
(que, sim, mata mesmo os vampiros mais antigos e poderosos) para
acabar de uma vez por todas com esta epidemia de
'sanguessugas'.
Outra característica específica dos
vampiros do jogo são as linhagens do sangue vampírico ou 'clãs'
que dão algumas características diferentes para os membros de cada
um deles. As linhagens mais antigas, que remontam a Mesopotâmia e
são base para todas as outras, são as seguintes:
-
Assamitas: são vampiros que permaneceram geralmente no Oriente
Médio e Norte da África e são profundamente influenciados pela
cultura da região, com os mais antigos se aproximando de antigas
crenças politeístas orientais (com exceção das crenças egípcias
que tem outro clã adepto) e com os mais jovens se alinhando ao
islamismo. Tem em suas fileiras guerreiros (competentes assassinos),
feiticeiros e vizires (superespecialistas em diversas áreas de
conhecimento);
- Brujah: um clã que tem como seu ponto
base a paixão exacerbada seja por uma causa específica, no caso da
facção dos idealistas, como por causa nenhuma, no caso da facção
dos iconoclastas. Estes vampiros tendem a se engajar com fervor nas
causas que adotam bem como tem a tendência a se irritar fácil
quando são contrariados. Tem como membros desde professores
universitários fervorosos às suas crenças sócio-políticas a
anarcopunks que se digladiam com os defensores do 'sistema';
-
Gangrel: são vampiros que geralmente não se ajustam de forma
alguma à sociedade dos humanos se sentindo mais à vontade na
solidão das áreas rurais ou selvagens e raramente permanecendo no
mesmo lugar por muito tempo. Tem dons que facilitam sua interação
com animais podendo até mesmo alterar suas formas para se tornar um
(geralmente um lobo ou morcego) por algum tempo;
-
Giovanni: estes vampiros usurparam seus poderes destruindo um
outro clã mais antigo (os Capaddocians) e são todos integrantes de
uma mesma família humana (a família Giovanni) que eram grandes
comerciantes venezianos em meados do século XIV. Eles além de
comerciantes com estruturas semelhantes a Máfia (ainda que não
tenham uma relação tão profunda com ela como outro clã que
abordarei adiante) são também mestres em uma feitiçaria especifica
que mexe com espíritos e com os mortos;
- Lasombra:
são vampiros que detém a capacidade de manipular as sombras, bem
como as mentes humanas, sendo hábeis em intrigas e competentes em
combates. Tem alguns integrantes infiltrados no clero e alguns
deles, durante os séculos XVI-XIX, foram capitães piratas de
variado sucesso (mesmo diante da problema de se esconder do sol em um
rústico navio de madeira);
- Malkavian: vampiros
iluminados (ou loucos, dependendo do ponto de vista) tem seu modelo
na lendária Cassandra que foi agraciada com suas capacidades
proféticas mas que, ao mesmo tempo, sofria da maldição de ninguém
acreditar em suas profecias. Todos os membros deste clã sofrem de alguma loucura, as mais variadas possíveis, o que faz com que muitos
os tratem com descrédito, sendo o clã ocupado por eremitas
benevolentes até psicopatas perigosos e que tem, como um de seus
poderes, transmitir sua loucura aos outros;
- Nosferatu:
a característica mais óbvia dos vampiros deste clã é sua
deformação física, não sendo possível de forma alguma se passar
por um humano normal e esta sempre surge no momento de sua criação,
porém o fato de serem obviamente sobrenaturais os possibilitou terem
poderes que disfarçam sua aparência e os escondem de forma soberba
podendo, através disso, darem a eles o acesso uma rede de
informações que não é superada por nenhum outro clã;
-
Ravnos: é um clã de vampiros que sempre caminhou ao lado dos
ciganos, normalmente escolhendo seus futuros membros dentre as pessoas
desta etnia. Esta proximidade faz com que os membros deste clã
cultivem regras próprias, geralmente não partilhadas pelas
sociedades pelas quais passam, que os fazem ser vistos como ladrões
ou trapaceiros. Esta fama do clã é refletida em suas habilidades
que criam ilusões com diversos graus de credibilidade;
-
Seguidores de Set: este clã é formado por vampiros que seguem
os preceitos da crença egípcia antiga do deus-serpente Set. São
manipuladores formidáveis e cultistas fervorosos que estão prontos
a converter novos seguidores de seu deus através de acordos
tentadores e incrivelmente oportunos;
- Toreador: um
clã de artistas, ou 'poseurs', os toreadores tem a rara capacidade
entre os vampiros em seu misturar muito bem com a sociedade humana
através de um senso sobrenatural de apreciar e criar beleza. São
artistas dos mais diversos tipos, socialites, playboys e diletantes.
Embora possam parecer para muitos como 'vulgares', e por isto
vulneráveis, são mestres incontestáveis das sociedades dos
vampiros e dos humanos sabendo exatamente como fazer suas vontades
prevalecerem sobre a de seus concorrentes e arrebanhando seguidores
apaixonados;
- Tremere: um clã de feiticeiros que,
como os Giovanni, usurpou sua linhagem de uma outra mais antiga (os
Salubri). São extremamente organizados com diversas divisões
internas fazendo a mais complexa engrenagem burocrática humana
parecer um 'encontro hippie'. Embora a feitiçaria seja um assunto
inerente a todo o interior do clã os olhares desconfiados dos
vampiros de outros clãs dirigidos a eles não só por isto mas pelo
extermínio dos Salubri (fato ainda lembrado pelos mais antigos) faz
com que os Tremere procurem agir de forma discreta geralmente
escondendo suas reais capacidades;
- Tzimisce: estes
vampiros são originados em sua maioria no Leste Europeu e são
mestres em moldar a carne (dos outros e sua própria) de todas as
formas possíveis. Alguns tem tendência a viverem isolados com um
séquito de servos moldados por eles para quaisquer de seus
desígnios. O famoso Drácula é o personagem que serviu de base para
este clã;
- Ventrue: este clã briga, com relativo
sucesso, com outros pela liderança dos vampiros e dos humanos. Tem
uma grande capacidade de acumular poder no mundo dos humanos e dos
vampiros controlando grandes empresas, ou mesmo sindicatos criminosos
(como a Máfia) e ascendendo a cargos de projeção dentro das
sociedades dos vampiros.
O que é Live
Action?
O Live Action é uma abordagem diferente do
RPG criada em meados da década de 90 e que tem como base as Feiras
Medievais que ocorrem especialmente nas cidades mais antigas da
Europa onde os participantes se vestem e vivem por alguns dias como
se de fato estivessem na Idade Média (mesmo que sem abandonar seus
celulares, Ipods e banheiros). Nesta modalidade de RPG você não diz
até o mestre 'vou até o taberneiro e falo com ele' você de fato
anda até o jogador que representa o taberneiro e começa uma
conversa com ele!
Uma foto de um torneio de justa de uma feira medieval |
É claro que as limitações físicas existem e situações
que envolvam contato físico ou combate nas aventuras são tratadas
no 'faz de conta' e, após resolvidas (geralmente em uma disputa de
'pedra-papel-tesoura'), são descritas pelos mestres (no live action
chamados 'narradores') para os jogadores que presenciaram tais ações.
Tal modo de jogar é mais dinâmico mas, pelas limitações
de espaço e caracterização, geralmente é mais adequado para
alguns sistemas. As longas reuniões políticas e jogos de intriga de
Vampiro: A Máscara, ambientadas nos dias atuais, proveram aos Live
Actions uma das melhores bases de jogo de todos os sistemas, pois além
dos narradores não terem que ficar descrevendo continuamente efeitos
mágicos impossíveis de se reproduzir sem caríssimos efeitos
especiais a vestimenta dos jogadores pode ser bem 'normal' (o
objetivo é se ocultar dos humanos e seus fuzis automáticos,
lembra?), ainda que muitas vezes com um teor 'punk-gótico' que faz
parte da temática do jogo.
O
que é One World By Night?
O One World By Night (ou OWBN) é uma
organização de jogadores de Live Action de Vampiro: A Máscara
criada em 1996 nos EUA para juntar as campanhas de Live Action de
diversos grupos de jogadores espalhados pelas cidades americanas em
um só contexto unificado, dando a possibilidade de um grupo
intervir na história de outro, sendo regulado por um conselho
administrativo formado por representantes de cada um desses grupos de
jogadores. Tal organização se expandiu pouco depois (impulsionada
pela velocidade da recém-chegada internet) para o Brasil integrando
também os grupos de jogadores daqui aos dos EUA.
Foto
de um evento recente organizado nos EUA para promover o lançamento
da mais nova edição do 'Mind's Eye Theatre' o livro de regras de
Live Action de Vampiro: A Máscara (encontre o Nosferatu)
|
Atualmente
a OWBN tem crônicas (como estes grupos de jogadores são chamados)
ativas na América do Norte, Europa, Oceania e América do Sul sendo,
somente no Brasil, cerca de 20 crônicas em cidades como São Paulo,
Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis,
João Pessoa, Fortaleza, Londrina e...
O que é
o Guaratinguetá
By Night?
O Guaratinguetá By Night foi criado por
um grupo de jogadores locais em 1998 tendo como primeiros integrantes
Erlon Celso, Gustavo Jaar (sim o dono da uponline), Felipe e Henrique
Marins e José Eduardo 'Juninho' (campeão de um de nossas Ligas de
Magic), entre outros. Nossa proposta é a de realizar jogos de Live
Action de Vampiro: A Máscara englobando como cenário Guaratinguetá
e o fundo do Vale do Paraíba bem como parte do Sul de Minas, todos
estes tratados em um 'filtro punk-gótico' como se toda a região
fosse ainda mais perigosa e sombria. Realizamos nossas sessões de
Live Action em uma parte reservada da loja Liga Arena onde as mais
improváveis e empolgantes aventuras acontecem na noite de um sábado
por mês!
Se você mulher ou homem (de preferência com mais de 18
anos) tem interesse por RPG, histórias de vampiros, cosplay ou
teatro e gostaria de fazer parte de uma rede de jogos de amigos daqui
e do mundo todo visite nossa página em http://gbn.weebly.com ou
apareça na Loja Liga Arena e entre em contato. Somos, além de um
grupo de jogadores, também um grupo de amigos!
Sobre o
autor: Luís "Lelo" Teberga, joga RPG desde 1995, é
jogador do Guaratinguetá By Night desde 1998, coordenou o projeto
Guaratinguetá By Night, de 2001 até 2003 e de 2009 até hoje, jogou
pelo Brasília By Night e o Pirenópolis By Night de 2005 até 2008 e
joga Magic, com uma paixão fervorosa por decks control, desde a 4a
edição.
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