domingo, 17 de novembro de 2013

Mas o que diabos é esse tal de RPG?


O que é RPG?

Luís "Lelo"
RPG é, basicamente, um jogo de interpretação de papéis. Cada jogador cria uma ficha de personagem onde todas as capacidades e algumas características de seu 'papel' no jogo são descritas ajudando a determinar como cada jogador, ou melhor a personagem de cada jogador, interagirá com o cenário. Este cenário é criado por um jogador especial que é chamado mestre, que será também seu controlador, passando aos jogadores o resultado de suas ações e propondo os problemas que serão enfrentados por eles durante uma aventura (o que geralmente dura uma sessão de jogo, mas pode ir além disso, sendo as sessões interligadas chamadas de 'campanhas').





Eis um exemplo simples:

Você, João da Silva, interpreta Brodo, um hobbit de uma pacata vila de um mundo mágico de fantasia que recebe de seu tio, Lilbo, um anel mágico que te levará em uma aventura para destruí-lo e livrar o mundo do mal nele contido. Te acompanha neste primeiro momento da aventura seu amigo Pam que gosta de ficar te espionando a todo momento e acaba ouvindo uma conversa sua sobre o anel.

Neste exemplo Brodo e Pam (o jogador de Pam é seu colega de faculdade, José das Couves) são dois personagens controlados por jogadores e Lilbo, que afinal só te entrega o maldito anel e dá o fora antes que o bicho pegue, é um personagem do Mestre, colocado lá somente para dar uma direção na história e para dar aos jogadores a possibilidade de outras interações que não com eles mesmos. Observe que serão tantos os eventos pelos quais Brodo e seus companheiros de grupo passarão até concluir esta trama (ou plot) para destruir o anel que dificilmente será possível concluí-la em algumas horas levando então a uma campanha que poderá durar várias sessões que serão jogadas quando os jogadores e o mestre tiverem tempo para se reunir em um período de semanas, meses ou até mesmo anos (sim porque após destruir o anel novas tramas que surgiram durante a aventura, ou só serão descobertas após o final desta, podem prolongar a história deste grupo!)

Dungeons & Dragons: O primeiro RPG da história que tem como tema de suas aventuras a fantasia medieval.
Claro que o RPG não se prende somente a esta temática de hobbits, elfos, dragões e magos, o jogo começou por aí, mas atualmente podemos dizer que todo tema possível e imaginável tem um sistema de regras que permite jogá-lo. Temos sistemas de ficção científica, guerras modernas, piratas, desenhos animados (estilo looney tunes), super heróis, terror (vampiros,lobisomens,zumbis), velho oeste, steam punk e por aí vai...



E o que é Vampiro: A Máscara?
Capa de uma das edições de Vampiro: A Máscara.

Vampiro foi um sistema de RPG criado por Mark Rein Hagen publicado em 1991 e que foi um dos primeiros sistemas de RPG a investir na temática de vampiros que vivem em um mundo similar ao nosso, ocultos da sociedade dos humanos. A obra foi baseada em muitos aspectos dos livros de vampiro de Anne Rice e talvez assistir "Entrevista com o Vampiro" seja umas das melhores introduções possíveis para quem deseja se ambientar no jogo.
 
Os vampiros interpretados pelos jogadores deste sistema tem uma série de poderes sobrenaturais, nunca envelhecem e muitas vezes detêm um controle imenso sobre a sociedade da qual se ocultam mas, ao mesmo tempo, podem morrer em segundos de exposição à luz do sol, tem que saciar sua sede de sangue com frequência e lutam para controlar um instinto predador sobrenatural ('a Besta') que, descontrolada, coloca-os em uma sede incessante por sangue que geralmente culmina na destruição deste vampiro por outros (que não querem um doido frenético solto por aí) ou pelas mãos dos humanos (armas machucam vampiros menos que os humanos mas MUITAS armas mandam um vampiro para o brejo do mesmo jeito).
 
Estes vampiros, que ainda partilham uma fagulha do pensamento humano e seus hábitos, se organizam em sociedades regidas pelas mais diversas regras mas que usualmente tem uma em comum chamada 'A Máscara'. Esta é justamente a regra que determina a ocultação de sua condição dos humanos, afinal de contas já imaginou o que aconteceria se um grupo qualquer saísse por aí sugando o sangue das pessoas em público sem mais nem menos? Chamariam a polícia e se ela não desse jeito chamariam o exército até que, se não tivesse jeito algum, certamente alguém teria a brilhante ideia de jogar uma bomba atômica (que, sim, mata mesmo os vampiros mais antigos e poderosos) para acabar de uma vez por todas com esta epidemia de 'sanguessugas'.

Outra característica específica dos vampiros do jogo são as linhagens do sangue vampírico ou 'clãs' que dão algumas características diferentes para os membros de cada um deles. As linhagens mais antigas, que remontam a Mesopotâmia e são base para todas as outras, são as seguintes:

- Assamitas: são vampiros que permaneceram geralmente no Oriente Médio e Norte da África e são profundamente influenciados pela cultura da região, com os mais antigos se aproximando de antigas crenças politeístas orientais (com exceção das crenças egípcias que tem outro clã adepto) e com os mais jovens se alinhando ao islamismo. Tem em suas fileiras guerreiros (competentes assassinos), feiticeiros e vizires (superespecialistas em diversas áreas de conhecimento);

- Brujah: um clã que tem como seu ponto base a paixão exacerbada seja por uma causa específica, no caso da facção dos idealistas, como por causa nenhuma, no caso da facção dos iconoclastas. Estes vampiros tendem a se engajar com fervor nas causas que adotam bem como tem a tendência a se irritar fácil quando são contrariados. Tem como membros desde professores universitários fervorosos às suas crenças sócio-políticas a anarcopunks que se digladiam com os defensores do 'sistema';

- Gangrel: são vampiros que geralmente não se ajustam de forma alguma à sociedade dos humanos se sentindo mais à vontade na solidão das áreas rurais ou selvagens e raramente permanecendo no mesmo lugar por muito tempo. Tem dons que facilitam sua interação com animais podendo até mesmo alterar suas formas para se tornar um (geralmente um lobo ou morcego) por algum tempo;

- Giovanni: estes vampiros usurparam seus poderes destruindo um outro clã mais antigo (os Capaddocians) e são todos integrantes de uma mesma família humana (a família Giovanni) que eram grandes comerciantes venezianos em meados do século XIV. Eles além de comerciantes com estruturas semelhantes a Máfia (ainda que não tenham uma relação tão profunda com ela como outro clã que abordarei adiante) são também mestres em uma feitiçaria especifica que mexe com espíritos e com os mortos;

- Lasombra: são vampiros que detém a capacidade de manipular as sombras, bem como as mentes humanas, sendo hábeis em intrigas e competentes em combates. Tem alguns integrantes infiltrados no clero e alguns deles, durante os séculos XVI-XIX, foram capitães piratas de variado sucesso (mesmo diante da problema de se esconder do sol em um rústico navio de madeira);

- Malkavian: vampiros iluminados (ou loucos, dependendo do ponto de vista) tem seu modelo na lendária Cassandra que foi agraciada com suas capacidades proféticas mas que, ao mesmo tempo, sofria da maldição de ninguém acreditar em suas profecias. Todos os membros deste clã sofrem de alguma loucura, as mais variadas possíveis, o que faz com que muitos os tratem com descrédito, sendo o clã ocupado por eremitas benevolentes até psicopatas perigosos e que tem, como um de seus poderes, transmitir sua loucura aos outros;

- Nosferatu: a característica mais óbvia dos vampiros deste clã é sua deformação física, não sendo possível de forma alguma se passar por um humano normal e esta sempre surge no momento de sua criação, porém o fato de serem obviamente sobrenaturais os possibilitou terem poderes que disfarçam sua aparência e os escondem de forma soberba podendo, através disso, darem a eles o acesso uma rede de informações que não é superada por nenhum outro clã;

- Ravnos: é um clã de vampiros que sempre caminhou ao lado dos ciganos, normalmente escolhendo seus futuros membros dentre as pessoas desta etnia. Esta proximidade faz com que os membros deste clã cultivem regras próprias, geralmente não partilhadas pelas sociedades pelas quais passam, que os fazem ser vistos como ladrões ou trapaceiros. Esta fama do clã é refletida em suas habilidades que criam ilusões com diversos graus de credibilidade;

- Seguidores de Set: este clã é formado por vampiros que seguem os preceitos da crença egípcia antiga do deus-serpente Set. São manipuladores formidáveis e cultistas fervorosos que estão prontos a converter novos seguidores de seu deus através de acordos tentadores e incrivelmente oportunos;

- Toreador: um clã de artistas, ou 'poseurs', os toreadores tem a rara capacidade entre os vampiros em seu misturar muito bem com a sociedade humana através de um senso sobrenatural de apreciar e criar beleza. São artistas dos mais diversos tipos, socialites, playboys e diletantes. Embora possam parecer para muitos como 'vulgares', e por isto vulneráveis, são mestres incontestáveis das sociedades dos vampiros e dos humanos sabendo exatamente como fazer suas vontades prevalecerem sobre a de seus concorrentes e arrebanhando seguidores apaixonados;

- Tremere: um clã de feiticeiros que, como os Giovanni, usurpou sua linhagem de uma outra mais antiga (os Salubri). São extremamente organizados com diversas divisões internas fazendo a mais complexa engrenagem burocrática humana parecer um 'encontro hippie'. Embora a feitiçaria seja um assunto inerente a todo o interior do clã os olhares desconfiados dos vampiros de outros clãs dirigidos a eles não só por isto mas pelo extermínio dos Salubri (fato ainda lembrado pelos mais antigos) faz com que os Tremere procurem agir de forma discreta geralmente escondendo suas reais capacidades;

- Tzimisce: estes vampiros são originados em sua maioria no Leste Europeu e são mestres em moldar a carne (dos outros e sua própria) de todas as formas possíveis. Alguns tem tendência a viverem isolados com um séquito de servos moldados por eles para quaisquer de seus desígnios. O famoso Drácula é o personagem que serviu de base para este clã;

- Ventrue: este clã briga, com relativo sucesso, com outros pela liderança dos vampiros e dos humanos. Tem uma grande capacidade de acumular poder no mundo dos humanos e dos vampiros controlando grandes empresas, ou mesmo sindicatos criminosos (como a Máfia) e ascendendo a cargos de projeção dentro das sociedades dos vampiros.

O que é Live Action?

O Live Action é uma abordagem diferente do RPG criada em meados da década de 90 e que tem como base as Feiras Medievais que ocorrem especialmente nas cidades mais antigas da Europa onde os participantes se vestem e vivem por alguns dias como se de fato estivessem na Idade Média (mesmo que sem abandonar seus celulares, Ipods e banheiros). Nesta modalidade de RPG você não diz até o mestre 'vou até o taberneiro e falo com ele' você de fato anda até o jogador que representa o taberneiro e começa uma conversa com ele!

Uma foto de um torneio de justa de uma feira medieval
  
É claro que as limitações físicas existem e situações que envolvam contato físico ou combate nas aventuras são tratadas no 'faz de conta' e, após resolvidas (geralmente em uma disputa de 'pedra-papel-tesoura'), são descritas pelos mestres (no live action chamados 'narradores') para os jogadores que presenciaram tais ações.

Tal modo de jogar é mais dinâmico mas, pelas limitações de espaço e caracterização, geralmente é mais adequado para alguns sistemas. As longas reuniões políticas e jogos de intriga de Vampiro: A Máscara, ambientadas nos dias atuais, proveram aos Live Actions uma das melhores bases de jogo de todos os sistemas, pois além dos narradores não terem que ficar descrevendo continuamente efeitos mágicos impossíveis de se reproduzir sem caríssimos efeitos especiais a vestimenta dos jogadores pode ser bem 'normal' (o objetivo é se ocultar dos humanos e seus fuzis automáticos, lembra?), ainda que muitas vezes com um teor 'punk-gótico' que faz parte da temática do jogo.



O One World By Night (ou OWBN) é uma organização de jogadores de Live Action de Vampiro: A Máscara criada em 1996 nos EUA para juntar as campanhas de Live Action de diversos grupos de jogadores espalhados pelas cidades americanas em um só contexto unificado, dando a possibilidade de um grupo intervir na história de outro, sendo regulado por um conselho administrativo formado por representantes de cada um desses grupos de jogadores. Tal organização se expandiu pouco depois (impulsionada pela velocidade da recém-chegada internet) para o Brasil integrando também os grupos de jogadores daqui aos dos EUA.

Foto de um evento recente organizado nos EUA para promover o lançamento da mais nova edição do 'Mind's Eye Theatre' o livro de regras de Live Action de Vampiro: A Máscara (encontre o Nosferatu)


Atualmente a OWBN tem crônicas (como estes grupos de jogadores são chamados) ativas na América do Norte, Europa, Oceania e América do Sul sendo, somente no Brasil, cerca de 20 crônicas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Londrina e...

O que é o Guaratinguetá By Night?

O Guaratinguetá By Night foi criado por um grupo de jogadores locais em 1998 tendo como primeiros integrantes Erlon Celso, Gustavo Jaar (sim o dono da uponline), Felipe e Henrique Marins e José Eduardo 'Juninho' (campeão de um de nossas Ligas de Magic), entre outros. Nossa proposta é a de realizar jogos de Live Action de Vampiro: A Máscara englobando como cenário Guaratinguetá e o fundo do Vale do Paraíba bem como parte do Sul de Minas, todos estes tratados em um 'filtro punk-gótico' como se toda a região fosse ainda mais perigosa e sombria. Realizamos nossas sessões de Live Action em uma parte reservada da loja Liga Arena onde as mais improváveis e empolgantes aventuras acontecem na noite de um sábado por mês!
Um dos jogos de nossa crônica! (mais um desafio: encontre o Aloyr na foto)

Se você mulher ou homem (de preferência com mais de 18 anos) tem interesse por RPG, histórias de vampiros, cosplay ou teatro e gostaria de fazer parte de uma rede de jogos de amigos daqui e do mundo todo visite nossa página em http://gbn.weebly.com ou apareça na Loja Liga Arena e entre em contato. Somos, além de um grupo de jogadores, também um grupo de amigos!


Sobre o autor: Luís "Lelo" Teberga, joga RPG desde 1995, é jogador do Guaratinguetá By Night desde 1998, coordenou o projeto Guaratinguetá By Night, de 2001 até 2003 e de 2009 até hoje, jogou pelo Brasília By Night e o Pirenópolis By Night de 2005 até 2008 e joga Magic, com uma paixão fervorosa por decks control, desde a 4a edição.

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