João F. Lelis |
Spoiler completo, vou comentar sobre
as cartas q eu achei mais interessantes em cada cor, em ordem de importância
para o meu formato favorito. Sem delongas, vamos às cartas mais importantes
para o formato, em minha opinião, sem considerar preço ou raridade.
Começando pelo Branco:
Lingering Souls: Carta chave para pelo
menos dois decks do formato, Abzan, que briga ferozmente com o Jund como o bom
deck ruim do formato, e o BW Tokens, um tier 2 que pode surpreender muito
jogador por ai. Esta carta é um dos fazedores de ficha mais fortes já lançado e
é o motivo, juntamente de outra carta da lista, para o Abzan existir, apesar da
aparente superioridade do Jund. 4 fichas é muita coisa, e se você pretende
jogar Magic como ele foi pensado, atacando com suas criaturas e tal, essa carta
vai te infernizar, pode ter certeza. Sua força no BW Tokens é ainda maior,
afinal, se 4 fichas 1/1 já são chatas, quando elas aumentam de poder… Carta bem
vinda que, mesmo não sendo cara, é muito importante para o formato.
Intangible Virtue: Da lista, a mais
fraca, mas aparece aqui por criar um arquétipo. O BW Tokens não existiria sem
essa carta, não adianta o que digam. É a carta q torna fichas quase justas em
monstros horrendos. Carta não tão forte, mas MM17 não veio muito agradável para
o Branco.
Path to Exile: Bom, o que falar de uma
das remoções mais fortes do Modern, que, juntamente de Raio e o recém chegado
Fatal Push, definem quais criaturas podem ou não ver jogo no formato. Sempre
que você se perguntar porque uma criatura de custo maior de 3 não ver muito jogo no
formato, sua resposta quase sempre será “Porque path torna ele ruim”.
Azul:
Snapcaster Mage: Sim, é óbvio, não
tinha como ele ficar fora desta lista. Carta extremamente forte e presente em
praticamente qualquer deck que não pretenda te roubar (leia, pretende jogar
Magic) e que use azul. Carta que permite que o Grixis control exista e torna
decks como Jeskai bastante fortes. Num mundo nerfado de card advantage pela
Wizards, esse é o mago que promete (e cumpre, quase sempre) trazer alguma
vantagem em cartas para você.
Preto:
Death’s Shadow: Carta que por muito
tempo permaneceu nos bulks da galera e de repente começou a ver muito jogo.
Criatura bastante forte, com uma habilidade única que foi relançada com timing
perfeito pela Wizards. Se duvida de seu potencial, jogue contra o novo Jund e
veja do que estou falando. Finalmente o deck percebeu que jogar justo não era a
boa nesse formato.

Vermelho:
Blood Moon: Uma das cartas mais
importantes do formato. Uma das estratégias mais impactantes também. Se seu
deck não pode lidar com uma blood moon no segundo ou terceiro turno, você precisa
de um motivo muito bom para ainda utilizá-lo, de verdade. Mesmo tendo sido
reprintada em MM13 o preço estava muito alto, então reprinti totalmente
necessário.


Verde:
Summoning Trap: Carta que anda meio
esquecida pelo formato, provavelmente uma vítima indireta de um azul fraco, mas
que tem um potencial gigantesco. Não tem tantas cartas jogáveis para o verde
nessa edição, por isso adicionei esta.
Might of Old Krosa: Outro reprint mais
do que esperado. Carta extremamente
relevante para o formato e uma das staples de um dos melhores decks. Carta que
permite que partidas acabem no segundo turno e que, por mim, poderia ser banida
sem problemas. :p

Dourado:
Abrupt Decay: Reprint importante de
uma das remoções mais presentes no formato. As possibilidades de uso da carta
são inúmeras e todo mundo com um mínimo conhecimento do formato vai saber quais
são de cor. Uma das cartas com maior espectro de uso do formato, e por isso,
muito importante.
Terminate: Uma carta que te entrega
exatamente o que você precisa. Simples e direta. O flavor é só um extra.

Artefatos:
Basilisk Collar: Começou a ver jogo
com Walking Ballista e subiu demais de preço. Não sei se continuará sendo
importante no formato ou se foi algo passageiro, mas o reprint teve um timming
impecável.
Grafdigger’s Cage: Daquelas cartas de
side que você nunca deve sair de casa sem.
Apenas uma mana genérica para ficar protegido de carniçais e companhias
coletadas parece uma pechincha, e realmente o é.
Terrenos:
Fetchs inimigas: Chover no molhado
falar de 5 dos 10 terrenos mais poderosos já printados. precisavam de reprint e
aproveite para fechar as suas e nunca mais passar, pois sempre serão
necessárias.
Cavern of Souls: Bem vinda de volta!
Não é tão relevante quanto as fetchs, mas também, o que seria? Joga muito em
decks de mesa de cozinha e até em alguns tiers. Preço alto injusto, para uma
carta forte “pero no mucho”.
E então, o que vocês acharam??
Concordam?
Discordam?
Discutamos!
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