Poké-Análise nº2 - VikaBulu (standard)
Alô, alô, Teresinha! Aqueele abraaaço!
Tudo bem com vossas pessoas? Espero que sim! Hoje trago a vocês mais uma análise de decks nas minhas aventuras de playtest: Vikavolt & Tapu Bulu. Vem comigo!
A lista a seguir é uma adaptação do pessoal do Team Fish Knuckles, porque eu não tenho todas as cartas que eles usam e, pessoalmente, gosto mais das alterações que fiz. Dá um look:
2 Raikou
3 Grubbin
3 Vikavolt
1 Oranguru
3 Skyla
2 Switch
2 Brigette
2 Guzma
2 N
7 Grass
5 Lightning
A estratégia principal do deck é deixar um Vikavolt montado que você liga o piloto automático pra comprar prizes. A lista é o mais enxuta possível para encontrar recursos o mais rápido que puder, tanto que tá um aperto só. Por essa razão, preservar recursos é primordial.
*ESCOLHA DE CARTAS*
2 Tapu Lele GX
Aquele padrãozão pra buscar os apoiadores quando necessário. 3 cópias fica apertado demais, então 2 é o melhor possível
2 Raikou
Bom... A lista original conta com 2 Tapu Koko promo, com o ataque que dá 20 de dano em todos os pokémon do oponente. É muito bom pra auxiliar o Tapu Bulu a atingir os números mágicos para nocaute dos GX mais famosos do formato (vide Gardevoir GX e Metagross GX). Futuramente manterei 1 Raikou e irei substituir 1 cópia pelo Tapu Koko promo, já que o Raikou é excelente como atacante e garante nocautes na baby Alolan Ninetales.
3-1-3 Vikavolt
A linha mais magrinha possível pra espremer dentro do deck e ainda assim manter consistência.
1 Oranguru
N late game assusta ninguém mais nesse metagame. Também serve pra bater as baby Alolan Ninetales.
Arroz com feijão. Gostoso e pau pra toda obra.
2 Professor Sycamore, 2 N
Esses apoiadores estão presentes em todo deck, com certeza. Mas aqui, o jeito é emagrecer as linhas pra caber todo o pacote dentro do deck. E de toda forma, já que temos Tapu Lele pra buscar os apoiadores, nem tem tanto problema assim reduzir a quantidade usual de 4 pra 2.
Precisa, por conta da habilidade do Vikavolt que puxa as energias direto do deck. Sem elas, você pode perder o jogo ao pegar seu terceiro prêmio e assim permanecer até seu oponente virar o jogo debaixo do seu nariz.
Busca Tapu Bulu, Vikavolt e Charjabug sem drawbacks. Tá bom ou quer mais?
Essencialmente, um Guzma sem que você escolha o pokémon do oponente. Como você tem liberdade de energização, Guzma e essa carta são excelentes no deck.
Nossa suíte principal de busca. 2 Brigette pra não correr o risco de cair nos prizes. 3 Skyla pra buscar aquela Heavy Ball delícia ou aquele Rare Candy maroto.
Quer jogar com deck de pokémon stage 2 sem isso? É igual fazer o tchupi-tchupi no ratioplei sem camisinha. Dá certo? Dá, mas vai se arrepender mais tarde!
*COMPORTAMENTO DO DECK E DICAS GERAIS*
O deck é excelente. Pode talvez não ser quem mais bate, mas é um dos mais consistentes com certeza. A aceleração de energia é absurda, já que os atacantes podem surgir realmente do nada e com um esforço mínimo.
A dica é, priorize a montagem do Vikavolt o quanto antes, preservando o máximo de recursos possível. Seu início de jogo será bem passivo. Mas a partir do momento em que tiver 1 Vikavolt montado em seu banco já fica bem mais fácil de jogar. Só preste atenção no custo de ataque do Tapu Bulu - [G][G][C] - e na habilidade do Vikavolt que busca [G][L]. Não me vá errar nas contas!
O deck se comporta bem contra as mais variadas ameaças. Talvez a pior partida seja Metagross GX, por conta do seu HP absurdo e o Necrozma GX que bate muito forte. Mas ainda assim pode ser ganha se souber manter o ritmo de ataques e prestar atenção no HP restante dos pokémon de seu oponente.
Garbodor pode ainda ser um problema, pela remoção de sua habilidade, desligando o Vikavolt. Mas como a energização continua rápida, 1 turno que você busque algum Field Blower já garante 1 ou 2 atacantes prontinhos pra bater e serem colocados na linha de frente.
É isso, pessoal! Tem alguma dica ou sugestão? Deixa nos comentários aí!
Um beijo no kokoro e até a próxima!!
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