Olá pessoal.
Aqui é o Aloyr novamente, e vou falar um pouco sobre o que
foi jogar a final de CLM.
Primeiramente devo dizer que fiquei muito orgulhoso do meu
resultado, e mais ainda de toda a equipe.
Conseguimos uma premiação em décimo segundo lugar no standard (a minha)
e fomos campeões no modern, com o Lelis em primeiro e o Marquinhos em
terceiro/quarto.
Além disso conseguimos o prêmio de melhor equipe!!! E isso
foi sensacional. Estou certo que posso falar por todos quando digo que fiquei
absurdamente feliz e orgulhoso. Insistimos muito e ter uma equipe e treinamos
duro para termos resultados.
Foram horas incessantes de discussões, brigas e buildagem
para todo o lado.
Parabéns a todos desta equipe, e temos muito a crescer
ainda.
Agora chega de jabá e vamos para o que interessa.
Standard CLM
Standard, como só quem joga sabe, é um ambiente altamente hostil
a iniciantes. E desta vez não poderia ser diferente.
Tínhamos um torneio com mais de 150 participantes e devo
dizer que não era um torneio realmente fácil, afinal, todos os 150 eram pessoas
que conquistaram a vaga em sua loja a partir de torneios de nível competitivo,
no qual vencedores passavam.
Então talvez pensar assim não seja totalmente correto, mas
estavam os melhores, ou próximo disso, de cada loja disputando um prêmio, porém
não vi nenhum jogador muito famoso, ou os populares “pró-players” como são
chamados, para a nossa sorte inclusive.
O evento foi bem organizado. Houve alguns problemas com
relação a emparelhamento de participantes, já que vários não puderam jogar e
tinham de ser retirados. Fora isso, tudo muito claro.
Eu havia escolhido para esse torneio o deck “Four Collor
Saheeli”, que consiste num mid-range com espaço para um combo destruídor de
saheeli + felidar guardian. Como adoro combos, natural que eu escolha um deck
desses para jogar.
A diferença do meu deck estavam em algumas cartas
específicas que foram selecionadas afim de combater o ambiente, e funcionaram
muito bem.
A primeira delas que posso falar é o Selfless Spirit, que
funcionava muito bem contra qualquer tipo de remoção.
A segunda a que eu mais gosto, o terrível Elder Deep-Fiend.
Aliás, esse bicho conseguiu fazer milagres na mesa. É forte contra decks
explosivos e uma proteção absurda contra controles. Fora ser um plano B para
qualquer eventualidade.
Enfim, foram bons planos, funcionaram bem e por pouco não
consigo entrar no top 8.
Criatures
- 22
|
||
4
|
1G
|
|
4
|
3W
|
|
3
|
1W
|
|
4
|
1UG
|
|
3
|
5UU
|
|
2
|
3UW
|
|
1
|
3GG
|
|
1
|
1W
|
|
Spells
- 12
|
||
3
|
1R
|
|
2
|
R
|
|
4
|
G
|
|
3
|
G
|
|
Planeswalker
- 4
|
||
4
|
1UR
|
|
Lands
- 22
|
||
4
|
T
|
|
4
|
T
|
|
3
|
T
|
|
2
|
T
|
|
2
|
T
|
|
4
|
T
|
|
1
|
T
|
|
1
|
T
|
|
1
|
T
|
Sideboard
- 15
|
||
2
|
U
|
|
2
|
1U
|
|
2
|
3WW
|
|
2
|
2RW
|
|
3
|
2R
|
|
1
|
1W
|
|
1
|
3GG
|
|
1
|
1W
|
|
1
|
3GG
|
1° Rodada - GW Tokens
De cara peguei o que eu considero o pior dos matchs. O
baralho GW tokens consegue fazer muita pressão na mesa, numa mistura de PW,
criaturas fortes e o famigerado Heart of Kiran.
Perdi a primeira sendo atropelado pelo veículo, Gideon e
afins. Nos outros matchs, puxei negate, que fez toda a diferença, e aumentei o
número de Felidar Cub do deck, contra Authority of the Consuls (Todos os decks
com branco tem um no side contra combo).
O resultado foi que o adversário nos outros 2 jogos confiou
muito em Authority of the Consuls e meu felidar cub entrava, quebrava o
encantamento e eu combava! E foi isso. Final, 2 a 1.
2° Rodada - Mardu Veículos
Esse foi um match muito complicado. Não havíamos treinado
contra este deck e esta negligencia pode ter custado esta partida.
Comecei perdendo a primeira graças a pressão do Heart of
Kiran. Na segunda, puxei kozilek return e felidar cub no match e consegui
combar e na terceira o jogo perdurou muito, com mais de 25 minutos de duração.
Fiquei com 1 de vida e dependendo do combo. Fiz uma jogada
errada, não matando uma Depala na mesa antes dela virar e dando todo o card
advantage que o Mardu precisava. Basicamente eu não lembrei que da habilidade
da Depala ao virar e matei ela apenas após isto.
Bem, magic pune erros, e este gerou minha derrota. Final, 1
a 2
Bem, devo dizer que eu realmente não sabia contra o que
estava jogando até eu fechar o combo no Reservoir e causando 50 de dano depois. Bem, o deck não é bem
posicionado contra o ambiente e achei ousado o jogador tentar jogar com o
mesmo. Sinal que não testou contra os matchs certos.
primeiro jogo. O deck também é um combo
que consiste em voltar as cartas para a mão e descer de novo, ganhando quilos
de vida com o
O jogador afirmou que era uma boa escolha contra o Mardu
veículos (que tinha aparecido muito fortemente no PT, o torneio que aconteceu
na sexta). Mas convenhamos que não adianta seu deck ganhar apenas de um tier 1
do formato. Enfim, combei rápido nos jogos, ficou 2 x 0.
Obvio que este também não era um deck presente no meta.
Então joguei muito na defensiva nos jogos. Eu realmente só me toquei do que
estava contra porque me lembrei de uma conversa que tive com um amigo meu na
loja sobre este deck específico.
Bem, o primeiro jogo ganhei sem precisar combar.
Simplesmente baixei bichos e bati.
O segundo puxei negate e dispel e fiquei tentando manter a
estratégia. Porém o adversário montou a mesa (já que bater é a estratégia mais
lenta) e ganhou.
Na terceira eu foquei em colocar toda a pressão na mesa que
conseguisse e comprar o máximo possível, ganhando nos cards de compra e
apostando no Selfless Spirit. A estratégia deu muito certo e no final ele ficou
sem cartas na mão relevantes para suportar os ataques. Vale lembrar que levei
um “lost legacy” neste match e fiquei sem saheelis. Final 2 a 1
5° Rodada - GW Tokens
Mais um bad match. Desta vez não tive tanta sorte. O
oponente veio com mãos absurdas e as balistas destruíram no jogo. No jogo 1
fiquei muito próximo de perder, não perdi por que o deck teve um comportamento
totalmente atípico. Com um Elder Deep-Fiend que me salvou de um Heart of Kiran
e Avacyn, a volta foi fazendo 3 cópias do mesmo com 3 Saheeli e batendo 20
(devo dizer que foi ótimo)
Mas a sorte acabou por aí. Mesmo eu puxando Negate e Felidar
cub para garantir o combo, não veio ele nesse match e na terceira fiz o favor de
ir com uma mão de apenas um terreno. Eu ainda não considero este um erro, uma
vez que eu tinha Oath of Nissa na mão e ainda um Servant of Conduit. Mas mesmo
que fosse com uma ótima mão, não haveria como lidar com uma balista lotada de
marcadores de um Verdurous Gearhulk. Enfim, 1 a 2
Este match mostrou como Dynavolt é frágil. É uma boa kill
condition mas precisa de mais que apenas ela num deck para jogar. Enfim, final
2 a 0
7° Rodada - BW Control
Um deck curioso e mais uma vez, fora do meta-game. Devo
dizer que meu oponente era uma pessoa muito bem humorada e bacana e foi
realmente prazeroso jogar este match. Gostaria muito que o magic tivessem mais
jogadores assim, que tornasse o ambiente pesado competitivo em algo mais
próximo da diversão.
O deck do meu oponente não era realmente preparado para o
meu. Estranhamente não tinha boas condições de finalizar o jogo. Não havia
criaturas potencialmente fortes nele e ele não tinha muitas cartas para
arrancar cartas da mão. Por fim, jogo 1 muito tranquilo. Jogo 2 puxei a técnica
velha contra decks estranhos, dispel e felidar cub. A peculiaridade deste jogo
foi simplesmente a presença de 3 Authorityof the Consuls, o que fez o jogo prolongar bastante, mesmo com minha presença
de mesa.
Enfim, ficou 2x0
8° Rodada - BG Delirium
E enfim, a última e derradeira rodada, e esta foi especial.
No final enfrentei ninguém menos que o nosso companheiro de
equipe, o Marquinho.
Ficamos potencialmente felizes com isso, afinal tínhamos o
mesmo resultado (estávamos 5-2) e não estávamos nem um pouco a fim de perder
para alguém aleatório no evento.
Bem, apesar dos pesares, esses jogos foram muito rápidos.
Para quem conhece o combo, sabe que ele tem potencial para terminar o jogo no
turno 4 se não for bem respondido, e foi exatamente isso que aconteceu, em
praticamente os 2 jogos. O primeiro a a balista que iria responder o combo foi
morta por um choque e combei na volta. No segundo jogo, puxei negate, dispel,
nahiri, porém combei no turno 5, afinal estava com 2 copias de cada parte do
combo. Apenas esperei o turno 5 para ter certeza que o Marquinho teria de
gastar recursos e não voltar com algo problemático na mesa. Porém não houve
respostas.
Final, 2 a 0.
Impressões e conclusões
Bem, como podem ver no meu report, meus erros levaram a eu
ficar fora do top 8, mas mesmo assim estou muito feliz com o resultado, por
algumas razões.
Primeiro, porque consegui visualizar exatamente o que fazer
em cada jogo que eu tive, e cada erro que cometi também. Isso mostra que evoluí
como jogador.
Segundo, porque foi provado que o treino e o esforço levam a
vitória. Ano passado meu resultado tinha sido um terrível 1-3 drop, cuja única
vitória foi um jogador que não apareceu. Este ano consegui ir até o final com
um excelente 6-2.
Terceiro, porque jogamos que nem gente grande, esforçados e
buscando o prêmio ferozmente.
Jogar magic, assim como tudo na vida, é se jogar
de cabeça, não ter medo de decepções e ter humildade para ouvir as pessoas que
te querem bem. E equipe é união, então todos se esforçam para todos irem para
frente.
Valeu gente, até a próxima :D.
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