Introdução
As
Regras Básicas de Magic: The Gathering da DCI devem ser consideradas em
conjunto com as Regras Universais de Torneio da DCI, o Guia de Penalidades da
DCI e as regras do Magic. Jogadores, espectadores e pessoas que trabalham no
torneio devem seguir essas regras enquanto estiverem envolvidos em torneios
sancionados pela DCI. Indivíduos que violarem alguma das seções desses
documentos estarão sujeitos às penalidades do Guia de Penalidades da DCI.
Veja
o Apêndice para uma lista das mudanças desde as versões anteriores deste
documento.
Veja
o Apêndice B das Regras Universais de Torneio da DCI para definições de termos
deste documento.
Este
documento é publicado em várias línguas. Caso exista uma discrepância entre a
versão em inglês e uma versão em outra língua deste documento, os participantes
do torneio dever considerar a versão em inglês para resolver disputas sobre
interpretação das regras.
Este
documento é atualizado a cada três meses. Por favor, procure em thedci.com/docs
a versão mais atualizada.
100. Regras Gerais de Torneios de Magic
101. Categorias de Formato e Ranking
A DCI sanciona os formatos
relacionados a seguir. Eles podem ser sancionados como eventos individuais, times de duas pessoas ou times de três
pessoas.
Formatos Construídos
• Standard
• Extended
• Bloco
Formatos Eternos
• Vintage
• Legacy
(Antigo Tipo 1.5)
Formatos Limitados
• Deck
Selado
• Booster
Draft
• Draft
Rochester
A DCI mantém as seguintes categorias
de ranking:
• Construído
(inclui Standard, Extended e Bloco)
• Eterno
(inclui Vintage e Legacy)
• Limitado
(inclui todos os formatos Limitados)
• Construído
de Times (inclui todos os formatos construídos de times)
• Limitado
de Times (inclui todos os formatos limitados de times)
102. Cards Válidas
Cards de Alpha (cards da primeira
edição da edição básica) podem ser utilizadas em decks que contenham cards de outras edições somente se todos os
cards estiverem em protetores
(sleeves) opacos e esses protetores não estiverem marcados.
Caso não sejam utilizados
protetores, os cards de Alpha só podem ser utilizadas em decks que sejam formados somente por
cards de Alpha.
Participantes não podem utilizar
cards de qualquer edição ou suplemento especial, tais como Collector's Edition, International Collector's
Edition, Pro Tour Collector Set,
World Championship decks, Unglued ou Unhinged.
Nota: Os terrenos básicos de Unglued
e Unhinged podem ser utilizados em torneios de
Magic sancionados.
103. Interpretação dos Cards
Os cards são interpretados de acordo
com a seção específica de regras sobre aquele card
no Oráculo (Oracle). Durante uma competição sancionada, os jogadores devem considerar essa versão do card para
dirimir dúvidas sobre suas habilidades ou efeitos. As habilidades de um card são baseadas em seu texto e não em sua
figura.
Os jogadores não podem utilizar
erros no Oráculo para atrapalhar o torneio ou abusar das regras. O juiz mor é a autoridade final quanto à
interpretação dos cards e ele pode ignorar
o Oráculo quando um erro for encontrado.
104. Novas Expansões
As seguintes expansões estão
programadas para serem lançadas durante 2005. Elas se tornam legais para os torneios sancionados da DCI nas datas
abaixo listadas:
* Traidores de Kamigawa Formatos Limitados: 4 de
fevereiro de 2005
Formatos Construídos: 20 de
fevereiro de 2005
* Saviors of Kamigawa Formatos Limitados: 3 de
junho de 2005
Formatos Construídos: 20 de junho de
2005
* Nona Edição Formatos
Limitados: ainda não determinado
Formatos Construídos: 20 de agosto
de 2005
Para alguns torneios Limitados
específicos, tais como Pré Lançamentos (prereleases) oficiais (inclusive os
eventos secundários), as novas expansões podem ser utilizadas antes da data
determinadas acima.
Essas datas podem ser modificadas.
Quaisquer mudanças serão anunciadas em thedci.com.
105. Mínimo de Participantes
A DCI exige um número mínimo de
participantes para que os resultados de um torneio sejam incluídos nos ranking.
Para os torneios de Magic, o mínimo de participantes é:
* Para eventos individuais, o
mínimo é de oito participantes.
* Para eventos de times, o mínimo é
de quatro times.
Se o mínimo de participantes não
for atingido, o torneio não pode ser considerado sancionado pela DCI e não será
incluído no ranking. Se o mínimo de participantes não for atingido em qualquer
evento sancionado pela DCI, o organizador do torneio deve informar a DCI que o
torneio foi cancelado.
110.
Estrutura dos
Torneios de Magic
111. Estrutura da Partida (Match)
O número de jogos (games) padrão de
uma partida é três e os organizadores devem permitir que sejam realizados três
jogos por partida. Se o organizador assim desejar, ele pode fazer com que as
etapas finais sejam uma melhor de cinco jogos - isso deve ser anunciado antes
do início do evento. Os resultados de cada partida (e não o resultado de cada
jogo) devem ser enviados a DCI para serem incluídos no ranking.
Jogos empatados (jogos que não
tiveram um ganhador) não contam como um dos três jogos da partida. A partida
deve continuar até que um jogador tenha ganhado a maioria dos jogos possíveis
enquanto o tempo da etapa permitir.
112.
Tempo Limite da partida
O tempo mínimo permitido para
qualquer partida é de 40 minutos.
O limite recomendado para cada
etapa de um torneio é:
* Torneios Construídos e Limitados
-50 minutos
* Eliminatórias simples nas quartas
de final ou semifinal de um torneio -90 minutos
* Eliminatórias simples nas finais
- sem tempo limite
Os limites recomendados para
torneios Limitados são:
* Deck Selado-20 minutos para
registro do deck e 30 minutos para construção do deck.
* Draft-30 minutos para registro e
construção do deck
* Deck Selado de Times-20 minutos
para registro do deck e 60 minutos para construção do deck
* Draft de Times-30 minutos para
construção e registro do deck
Os limites exigidos para eventos
premier nos quais as finais acontecem em outro dia:
* No Campeonato Mundial, Pro Tour
Construídos e alguns Campeonatos Nacionais, as etapas de suíço serão de 60
minutos e as etapas finais não tem limite de tempo.
* Em Pro Tour Limitados, as etapas
de suíço serão de 55 minutos e as etapas finais não tem limite de tempo.
Os seguintes limites de tempo são
exigidos para esses eventos premier:
* Eventos de Grand Prix , Trials de
Grand Prix, Qualificatórios do Pro Tour, Campeonatos Estaduais/Provinciais,
Campeonatos Regionais, Desafios da JSS e Campeonatos da JSS terão etapas de
Suíço de 50 minutos e as etapas finais não terão limite de tempo.
113. Regra do Começar ou Comprar
O jogador que ganhar no cara ou
coroa (ou outro método aleatório) decide se vai começar o jogo e pular seu
primeiro passo de compra ou jogar depois do outro. Esse jogador deve decidir
antes de olhar para seus cards. Caso ele não expresse sua decisão, assume-se
que ele vai começar. Os turnos seguintes seguem a ordem normal das regras de
Magic. Essa regra é conhecida como Começar ou Comprar.
Depois de cada jogo em uma partida,
o perdedor daquele jogo (mesmo que tenha perdido o jogo devido a uma
penalidade) decide se quer começar o próximo jogo. Se o jogo terminou em empate
(sem vencedor ou perdedor), o jogador que escolheu no jogo anterior escolhe no
próximo.
114. Procedimento de Antes do Jogo
Antes que um jogo comece, os jogadores
determinam quem joga primeiro (veja a seção 113). Isso pode ser feito a
qualquer momento antes do que os jogadores olhem seus cards. (Observe que os
jogadores não precisam decidir quem começa antes de usar o sideboard) Os
seguintes passos devem ser seguidos antes do início de cada jogo:
1. Os jogadores podem substituir
cards de seus decks por cards em seus sideboards.(somente após o primeiro jogo
de cada partida)
2. Os jogadores embaralham seus
decks (veja as Regras Universais de Torneios, seção 21). Observe que os
jogadores podem parar de embaralhar para usar o sideboard, mas tem então que
embaralhar mais.
3. Os jogadores entregam seus decks
para o seu oponente para que ele embaralhe e corte.
4. Se o oponente embaralhou o deck
do jogador, ele pode fazer um corte final.
5. Os jogadores apresentam seus
sideboards e os colocam em um lugar visível e separado do deck.
6. Cada jogador compra sete cards.
7. Cada jogador, seguindo a ordem
dos turnos, decide se vai fazer um mulligan (veja a seção 115).
Quando os mulligans acabaram, o
jogo pode começar.
115. Regra de Mulligan
Antes
do início de cada jogo, um jogador pode, por qualquer motivo, reembaralhar e
comprar os cards inicias, reduzindo a quantidade em um card. Isso pode se
repetir quantas vezes o jogador desejar até que ele não tenha nenhum card na
mão.
A
decisão de fazer o mulligan segue a ordem estabelecida entre os jogadores na
seção 113. Depois que o jogador que começa determina todos os seus mulligans, a
decisão de fazer ou não um mulligan passa para o outro jogador. Uma vez que um
jogador passe sua oportunidade de fazer o mulligan, ele não pode mais mudar sua
decisão.
116. Procedimento de Final de Jogo
Se o tempo limite da partida for
atingido antes que um vencedor tenha sido determinado, o jogador ativo (segundo
definição das regras do jogo de Magic) termina seu turno e são jogados cinco
turnos adicionais. Por exemplo, o tempo acaba no turno do jogador A. O jogador
A termina seu turno. O jogador B joga seu turno, que é o turno 1. O jogador A
joga seu turno, que é o turno 2. O jogador B joga o turno 3, o jogador A joga o
turno 4 e o jogador B joga o turno final, que é o turno 5.
Os jogadores jogam normalmente
quaisquer turnos extras gerados por efeitos de cards, mas quaisquer turnos
extras contam como um dos cinco turnos extras para terminar a partida. Uma vez
que cinco turnos tenham ocorrido, o jogo termina e ignora quaisquer efeitos ou
turnos extras.
Se o jogo terminar antes que o
quinto turno se complete, a partida termina e não tem início um novo jogo.
Se um juiz determinou uma extensão
no tempo daquela mesa (seja por causa de uma checagem dos decks, de uma
discussão de regras demorada ou por outra razão), o procedimento de final de
jogo não acontecem até que a extensão de tempo termine.
117. Determinado o Vencedor de uma Partida
Nas etapas de Suíço, o vencedor de
uma partida é o jogador que tenha mais jogos dentro daquela partida. Se ambos
os jogadores tem o mesmo número de vitórias em jogos, então a partida é um
empate.
Nas etapas de eliminatórias
simples, as partidas não podem terminar empatadas. Após o procedimento de final
de jogo normal, o jogador que tenha mais jogos ganhos é o vencedor da partida.
Se ambos os jogadores tiverem o mesmo número de jogos ganhos, o jogador que
tiver o maior número de pontos de vida se torna o vencedor do jogo em
andamento. No caso dos jogadores terem o mesmo número de pontos de vida (ou
estarem empatados em número de jogos e ainda não terem começado outro), o jogo
e a partida devem continuar até que uma mudança de pontos de vida faça com que
um tenha mais que o outro.
120. Regras
Para Torneios Constuídos
121. Limite ao Tamanho do
Deck
Decks
construídos devem conter ao menos sessenta cards. Não existe um tamanho máximo
de deck; porém, o jogador deve conseguir embaralhar seu deck sem ajuda externa.
Se o jogador desejar usar um sideboard, ele deve conter exatamente quinze
cards.
Exceto terrenos básicos (Planície,
Ilha, Pântano, Montanha e Floresta [inclusive suas variações nevadas]), o
conjunto do deck e sideboard de um jogador não pode conter mais de quatro
cópias de qualquer card, considerando seu título em inglês. (Observe que os
terrenos nevados só são permitidos em formatos que permitem o uso da expansão
Era Glacial).
122. Uso do Sideboard
Antes que cada jogo se inicie, os
jogadores devem apresentar seu sideboard ao oponente e permitir que eles contem
os cards em seus sideboards (sem ver suas faces), se o oponente assim pedir. Os
jogadores não podem olhar seus sideboards durante o jogo. O sideboard deve estar
claramente identificado e separado de outros cards na área de jogo. O sideboard
não pode ficar em local no qual possa ser facilmente confundido ou substituído
por outros cards.
O deck e o sideboard devem ser
colocados em sua forma original antes de cada partida. Assim sendo, cards que
foram do deck de um jogador para seu sideboard e vice versa devem ser
destrocados antes que o jogador comece uma nova partida. Se uma penalidade
fizer com que um jogador perca o primeiro jogo de uma partida antes que aquele
jogo comece, nenhum jogador pode utilizar seu sideboard no segundo jogo.
Antes do início do segundo e de
cada outro jogo em uma partida, os jogadores podem mudar a composição de seus
decks trocando cards de seu deck por cards de seus sideboards. Quaisquer trocas
realizadas devem ser um card por um card para manter o sideboard com quinze
cards em todos os momentos. Não existe restrição ao número de trocas desde que
saia um card do deck para cada card do sideboard que seja colocado.
125. Construção de Deck do Formato Standart
As seguintes expansões são
permitidas em torneios Standart:
* Oitava Edição
* Mirrodin
* Darksteel
* Quinta Aurora
* Campeões de Kamigawa
* Traidores de Kamigawa - a partir
de 20 de fevereiro de 2005
Expansões entram no formato Standart
nas datas determinadas na seção 104. Porém, as expansões saem do formato
Standart em blocos. Uma expansão grande e duas pequenas - um ano de expansões
de Magic - deixam o formato Standart quando uma terceira nova grande expansão
entra.
Exemplo: O bloco de Mirrodin entrou
no formato Standart quando Mirrodin se tornou legal em torneios. As expansões
de Darksteel e Quinta Aurora são expansões do bloco de Mirrodin e são
permitidas em Standart. Mirrodin, Darksteel e Quinta Aurora deixam o formato
Standart quando a grande expansão depois de Saviors of Kamigawa se torna válida
em 20 de outubro de 2005 - dois anos após a expansão Mirrodin ter entrado no
formato.
O seguinte card é banido em
torneios Standart:
* Pinça Craniana
126.
Construção de Deck do Formato Extended
Expansões são permitidas em
torneios Extended como descrito na seção 104.
A cada três anos, três blocos (nove
expansões) de cards saem do formato Extended no mesmo dia que a mudança do
Standart. A primeira vez que isso ocorrerá será em 20 de outubro de 2005. Nessa
data, uma nova expansão vai se tornar válida e os três blocos mais antigos do
formato Extended, bloco de Tempestade (Tempestade, Fortaleza e Êxodo), bloco de
Urza (Saga de Urza, Legado de Urza e Destino de Urza) e bloco de Mercádia (Máscara
de Mercádia, Nêmesis e Profecia) sairão do formato.
Sets básicos lançados durante o
mesmo período que um bloco que está saindo do formato também saem do formato.
Por exemplo, Sexta Edição, também conhecido como Clássico, foi lançado durante
o bloco de Urza e vai sair do formato Extended em 20 de outubro de 2005.
As seguintes expansões são válidas
em torneios Extended:
*6ª Edição (Clássico) *
*7ª Edição *
*8ª Edição *
*Tempestade *
*Fortaleza *
*Êxodo *
*Saga de Urza *
*Legado de Urza *
*Destino de Urza *
*Máscara de Mercádia *
*Nêmesis *
*Profecia *
*Invasão
*Conjunção
*Apocalipse
*Odisséia
*Tormento
*Julgamento
*Investida
*Legiões
*Flagelo
*Mirrodin
*DarkSteel
*A Quinta Aurora
*Campeões de Kamigawa
*Traidores de Kamigawa - A partir
de 20 de fevereiro de 2005
* As expansões marcadas com um *
sairão do formato Extended em 20 de Outubro de 2005.
Os seguintes cards são banidos em
torneios Extended:
*Tumba Antiga
*Ritual Sombrio
*Salões Oníricos
*Modelagem da Terra
*Sepultar
*Busca Frenética
*Lacaio Goblin
*Recrutador Goblin
*Monolito Sinistro
*Druida Eremita
*Pétala de Lótus
*Mente sobre Matéria
*Juramento dos Druidas
*Reabastecer
*Sobrevivência do mais Apto
*Pinça Craniana
*Espiral Temporal
*Remendar
*Academia Tolariana
*Sorte Inesperada
*Barganha de Yawgmoth
*Vontade de Yawgmoth
127. Construção de Deck no Formato Vintage
Os decks de torneios Vintage podem
conter cards de todas as expansões de Magic, qualquer extensão dos sets básicos
e todos os cards promocionais lançados pela Wizards of the Coast exceto os
abaixo relacionados. Novas expansões podem ser utilizadas nos torneios Vintage
segundo as regras listadas na seção 104.
Cards das seguintes expansões não
são permitidos em torneios Vintage ou qualquer torneio sancionado pela DCI a
menos que tenham sido republicados em um set básico ou expansão de Magic:
* Portal
* Portal: Second Age
* Portal: Three Kingdoms
* Starter
Os seguintes cards são banidos em
torneios Vintage:
* Qualquer card de aposta (ante
card)
* Chaos Orb *
* Falling Star *
Cards marcados com * não foram
lançados em português.
Os seguintes cards são restritos em
torneios Vintage:
*Ancestral Recall *
*Equilíbrio
*Black Lotus *
*Prensa Negra
*Desejo Abrasador
*Canal
*Mox de Cromo
*Rotação de Cultura
*Consulta Demoníaca
*Tutor Demoníaco
*Salões Oníricos
*Tutor Esclarecido
*Sepultar
*Fato ou Ficção
*Fastbond *
*Busca Frenética
*Monolito Sinistro
*Jorro
*Library of Alexandria *
*Diamante Olho de Leão
*Pétala de Lótus
*Cripta de Mana
*Cofre de Mana
*Jarro de Memória
*Mente sobre Matéria
*Distorcer a Mente
*Desejo da Mente
*Mox Diamante
*Mox Emerald *
*Mox Jet *
*Mox Pearl *
*Mox Ruby *
*Mox Sapphire *
*Tutor Místico
*Necropotência
*Regrowth *
*Sol Ring *
*Mina da Superfície
*Espiral Temporal
*Time Walk *
*Timetwister *
*Remendar
*Academia Tolariana
*Tutor Vampírico
*Chave Voltaica
*Wheel of Fortune *
*Sorte Inesperada
*Barganha de Yawgmoth
*Vontade de Yawgmoth
Cards marcados com * não foram
lançados em português.
128. Construção de Deck no Formato Legacy
Esse formato era conhecido como
Tipo 1.5.
Os decks de torneios Legacy podem
conter cards de todas as expansões de Magic, qualquer extensão dos sets básicos
e todos os cards promocionais lançados pela Wizards of the Coast exceto os
abaixo relacionados. Novas expansões podem ser utilizadas nos torneios Legacy
segundo as regras listadas na seção 104.
Desde 20 de setembro de 2004, a
lista de cards banidos para torneios Legacy é diferente da lista de cards
banidos e restritos de vintage.
Cards das seguintes expansões não
são permitidos em torneios Vintage ou qualquer torneio sancionado pela DCI a
menos que tenham sido republicados em um set básico ou expansão de Magic:
* Portal
* Portal: Second Age
* Portal: Three Kingdoms
* Starter
Os seguintes cards são banidos em
torneios Legacy:
*Amuleto de Quoz
*Ancestral Recall *
*Equilíbrio
*Bazaar of Baghdad *
*Black Lotus *
*Prensa Negra
*Bronze Tablet *
*Canal
*Chaos Orb *
*Contract from Below *
*Darkpact *
*Demonic Attorney *
*Consulta Demoníaca
*Tutor Demoníaco
*Salões Oníricos
*Modelagem da Terra
*Sepultar
*Falling Star *
*Fastbond *
*Busca Frenética
*Recrutador Goblin
*Monolito Sinistro
*Jorro
*Druida Eremita
*Illusionary Mask *
*Jeweled Bird *
*Imposto Territorial
*Library of Alexandria *
*Cripta de Mana
*Mana Drain *
*Cofre de Mana
*Jarro de Memória
*Metalurgista
*Mente Sobre Matéria
*Distorcer a Mente
*Desejo da Mente*
*Mishra's Workshop *
*Mox Emerald *
*Mox Jet *
*Mox Pearl *
*Mox Ruby *
*Mox Sapphire *
*Necropotencia
*Juramento dos Druidas
*Renascimento
*Reabastecer
*Pinça Craniana
*Sol Ring *
*Mina de Superfície
*Efreet da tempestade
*Espiral Temporal
*Time Walk *
*Timetwister *
*Espíritos Malignos Timerianos
*Remendar
*Academia Tolariana
*Tutor Vampirico*
*Wheel of Fortune *
*Sorte Inesperada
*Dragão Engole-Mundos
*Barganha de Yawgmoth
*Vontade de Yawgmoth
Cards marcados com * não foram
lançados em português.
129. Construção de Deck no Formato Bloco
A DCI sanciona uma série de
formatos Construídos chamados Bloco. Cada formato de Bloco consiste em no
máximo três expansões (uma expansão grande e as duas pequenas relacionadas a
ela). Novas expansões são válidas no formato Bloco de acordo com a seção 104.
A DCI sanciona os seguintes
formatos de Bloco:
*Bloco de Kamigawa (Campeões de
Kamigawa, Traidores de Kamigawa - a partir de 20 de fevereiro de 2005)
*Bloco de Mirrodin (Mirrodin,
Darksteel e Quinta Aurora)
*Bloco de Investida (Investida,
Legiões e Flagelo)
*Bloco de Odisséia (Odisséia,
Tormenta e Julgamento)
*Bloco de Invasão (Invasão,
Conjunção e Apocalipse)
*Bloco de Mercádia (Máscara de Mercádia,
Nêmesis e Profecia)
*Bloco de Urza (Saga de Urza,
Legado de Urza e Destino de Urza)
*Bloco de Tempestade (Tempestade,
Fortaleza e Êxodo)
*Bloco de Miragem (Miragem, Visões
e Alísios)
*Bloco de Era Glacial (Era Glacial,
Alianças e Terras Natais)
Não existem cards banidos nos
torneios de bloco de Kamigawa.
O seguinte card é banido nos
torneios de bloco de Mirrodin:
*Pinça Craniana
Não existem cards banidos de bloco
de Investida.
Não existem cards banidos de bloco
de Odisséia.
Não existem cards banidos de bloco
de Invasão.
Os seguintes cards são banidos nos
torneios de bloco de Mercádia:
* Lin Sivvi, Heroína Rebelde
* Porto de Rishada
Os seguintes cards são banidos nos
torneios de bloco de Urza:
* Berço de Géia
* Jarro de Memória
* Santuário de Serra
* Espiral Temporal
* Academia Tolariana
* Chave Voltaica
* Sorte Inesperada
O seguinte card é banido nos
torneios de bloco de Tempestade:
* Pergaminho Amaldiçoado
O seguinte card é banido nos
torneios de bloco de Miragem:
* Recursos Malbaratados
Os seguintes cards são banidos nos
torneios de bloco de Era Glacial:
* Amuleto de Quoz
* Geleiras Minguantes
* Espíritos Malignos Timerianos
* Orbe Zurana
130. Regras para
Torneios Limitados
131. Limite ao Tamanho do
Deck
O
deck principal deve conter ao menos quarenta cards. Não existe um tamanho
máximo de deck. Todos os cards que um jogador recebeu mas não está usando são
seu sideboard.
Não existe restrição de quatro
cards de cada em torneios Limitados.
132. Uso do Sideboard
Todos os cards que foram draftados
ou que o jogador recebeu funcionam como o sideboard daquele jogador. Os
jogadores não podem olhar seu sideboard durante os jogos.
Antes do início do segundo e de
cada outro jogo em uma partida, os jogadores podem mudar a composição de seus
decks trocando cards de seu deck por cards de seus sideboards. Os jogadores
também podem solicitar terrenos adicionais nesse momento.
Não existe restrição ao número de
trocas desde que o deck mantenha o mínimo de quarenta cards. Não é necessário
que as trocas realizadas sejam de card por um card. O deck deve ser colocado em
sua forma original antes do primeiro jogo de cada partida.
133. Materiais Fornecidos
O organizador do torneio e/ou o
juiz mor pode decidir fornecer terrenos básicos para que os jogadores utilizem
durante o torneio. Se o organizador assim o decidir, ele deve disponibilizar a
mesma quantidade de terrenos para cada jogador. O organizador deve anunciar
antes e durante o torneio se ele vai fornecer terrenos. O organizador pode
exigir dos que eles devolvam os terrenos quando eles deixarem o torneio.
134. Regras para Torneios de Deck Selado
Em torneios de Deck Selado, os
jogadores podem adicionar quantos terrenos desejarem a seus decks; não existe
máximo. Terrenos extras podem ficar no sideboard e os jogadores podem adicionar
terrenos básicos extras a seus sideboards a qualquer momento entre os jogos.
135. Regras para Torneios de Draft
Em torneios de Draft, os jogadores
podem adicionar quantos terrenos desejarem a seus decks; não existe máximo.
Terrenos extras podem ficar no sideboard e os jogadores podem adicionar
terrenos básicos extras a seus sideboards a qualquer momento entre os jogos.
140. Regras Para Torneios De Times (Equipas)
141. Exigências Gerais para Times
Cada time deve ter uma série de
informações específicas e únicas, que incluem:
* Nome do time,
* Afiliação do time, se desejado
(patrocinador, escola, loja, etc),
* Cidade do time,
* Estado/província do time,
* País do time e
* Membros do time (com seus números
do DCI).
Vários times podem ter a mesma
afiliação, cidade, estado/província e/ou país.
142. Nomes dos Times
Wizards of the Coast se reserva o
direito de não permitir qualquer nome de time que considere ofensivo ou
obsceno. Organizadores de torneio e juízes mor certificados devem desencorajar
times a registrar nomes ofensivos e/ou obscenos.
Uma vez que um time seja registrado
em nível profissional (ou seja, que o time tenha se registrado e participado de
um Pro Tour de times), seu nome é considerado escolhido e não pode ser usado
por nenhum outro time.
143. Composição e Identificação dos Times
Um time válido é composto de dois
ou três membros, de acordo com o formato de times sancionado (veja a seção
101). Um time é identificado pelos números de DCI de seus membros. Jogadores podem
fazer parte de mais de um time válido.
Um time continua a existir enquanto
seus membros desejarem se identificar como um time. Qualquer mudança nos
membros de um time (ou seja, a remoção e/ou adição de um membro) cria um novo
time, com novas informações específicas para aquele time (veja a seção 141). Um
time pode mudar seu nome, afiliação, cidade, estado/província ou país sem se
tornar um novo time.
144. Participação de Times e Designação de
Jogadores
Torneios sancionados de times
existem para times de dois ou três membros. Somente times válidos do tamanho
correto podem participar de um torneio sancionado pela DCI para times. Se um
jogador abandona ou é desqualificado de um evento, o time inteiro abandona o
evento.
Cada time que entra em um torneio
sancionado pela DCI para times deve fornecer ao organizador todas as
informações específicas de seu time (veja a seção 141) quando se registra para
o evento. Caso isso não seja feito, seu time será desqualificado do torneio.
Exemplo: Um torneio sancionado de
times de três pessoas só pode ter times de três pessoas participando; times de
duas pessoas não podem participar nesse evento.
Os times devem designar a posição
de seus jogadores durante o registro no evento. Por exemplo, em um evento para
times de três pessoas, cada time deve designar um jogador A, um jogador B e um
jogador C. os jogadores mantém essas posições durante todo o evento.
Quando dois times se enfrentam
durante um torneio, os jogadores designados como A jogam entre, os B jogam
entre si e assim por diante.
145. Torneios Construídos de Times
Os resultados de eventos
Construídos sancionados (Vintage, Legacy, Extended e Standart) são agrupados em
um só ranking Construído para cada tamanho de time.
146. Torneios Limitados de Times
Os resultados de eventos Limitados
sancionados (Deck Selado e Draft Rochester) são agrupados em um só ranking
Limitado para cada tamanho de time. Torneios Limitados que utilizem qualquer
formato sancionado pela DCI devem seguir todas as seções aplicáveis da Regras Básicas
de Magic da DCI e das Regras Universais de Torneios da DCI.
147. Torneios de Draft Rochester de Times
Eventos de Rochester de Times
utiliza times de três jogadores, com dois times participando de cada draft. Os
jogadores de um time sentam na posição oposta ao jogador do outro time com a
mesma designação. (Por exemplo, os jogadores se sentam à mesa nessa seqüência:
1A, 1B, 1C, 2A, 2B, 2C.)
Durante o draft, não é permitido
falar. Porém, sinais não verbais tais como gesticular e apontar são permitidos.
O jogador que ganhar no cara ou
coroa (ou outro método aleatório) decide se vai pegar o card primeiro ou
permitir que o outro time pegue primeiro. O jogador B do time que for pegar
primeiro abre seu booster. Todos os quinze cards são pegos durante esse draft.
O draft segue as regras normais de Draft Rochester quanto ao tempo e a mudança
do jogador ativo (veja as Regras Universais de Torneio, seções 76 e 77).
Exemplo: Time 1 e Time 2 estão
sentados à mesa. Eles têm números 1A-1B-1C-2A-2B-2C no sentido horário. O time
2 vence no cara ou corou e os membros de Time 2 decidem que o Time 1 vai pegar
primeiro. O jogador ativo no primeiro booster é o jogador 1B. O primeiro
booster do jogador 1B é aberto na frente do jogador 1B. Após os 30 segundos de
observação, a ordem do draft é a seguinte:
Jogador 1B-card 1 Jogador 1A-card 6 Jogador 1C-card 11
Jogador 1C-card 2 Jogador 1A-card 7 Jogador 1B-card 12
Jogador 2A-card 3 Jogador 2C-card 8 Jogador 1B-card 13
Jogador 2B-card 4 Jogador 2B-card 9 Jogador 1C-card 14
Jogador 2C-card 5 Jogador 2A-card 10 Jogador 2A-card 15
148. Torneios Selados de
Times
Os
times recebem produto de acordo com as expansões que foram lançadas no bloco
ativo.
Eventos para Times de Três Pessoas
Cada time recebe dois decks de
torneio e quatro boosters. Os decks de torneio sempre serão da expansão grande.
Se não tiverem sido lançadas ainda expansões pequenas daquele bloco, os
boosters também são da expansão grande. Se a primeira expansão pequena tiver
sido lançada, então os quatro boosters serão dessa expansão. Se as duas
expansões pequenas já tiverem sido lançadas, dois boosters devem ser da
primeira expansão pequena e dois da segunda expansão pequena.
Eventos para Times de Duas Pessoas
Cada time recebe um deck de torneio
e cinco boosters. O deck de torneio sempre será da expansão grande. Se não
tiverem sido lançadas ainda expansões pequenas daquele bloco, os boosters
também são da expansão grande. Se a primeira expansão pequena tiver sido
lançada, então um booster será da expansão grande e os outros dois boosters
serão da expansão pequena. Se as duas expansões pequenas já tiverem sido
lançadas, um booster será da expansão grande, dois boosters devem ser da
primeira expansão pequena e dois da segunda expansão pequena.
Todos os cards devem ser designados
para um só jogador e cada deck deve ter seu próprio sideboard. Todos os decks
devem conter ao menos quarenta cards. Qualquer número de cards pode pertencer
ao sideboard de cada jogador. Os jogadores podem adicionar quantos terrenos desejarem
no início do torneio ou entre os jogos.
APÊNDICE A - MUDANÇAS DESDE VERSÕES ANTERIORES
Mudanças
desde a versão de 20 de setembro de 2004.
Introdução: A versão em inglês
deve ser utilizada para resolver discrepâncias entre traduções. A versão mais recente
deste documento se encontra em thedci.com/docs.
Seção 101: O formato Construído
Tipo 1.5 agora é chamado de Legacy.
Seção
102: Com a exceção dos terrenos básicos, cards de Unhinged não podem ser
utilizados em torneios.
Seção 104: Novas expansões adicionadas.
Seção 125: Expansões atualizadas.
Seção 127: Mudança na lista de
restritos.
Seção 128: O formato Construído
Tipo 1.5 agora é chamado de Legacy.
Seção 129: Foi adicionado o bloco
de Kamigawa.
Seção 132: Destaca que os decks
Limitados devem voltar a sua composição original
antes
do primeiro jogo de cada partida.
Seção 134: Mudança na regra sobre
terrenos para Torneios Selados.
Mudanças
desde a versão de 20 de junho de 2004.
Seção 101: Ranking de Vintage
agora é chamado de Eterno. Tipo 1 teve seu nome alterado para Vintage.
Seção 104: Novas expansões
adicionadas.
Seção 126: Mudança na lista de
banidos de Extended.
Seção 127: Tipo 1 teve seu nome
alterado para Vintage. Destaca a exclusão de todos os cards de Portal de
torneios Vintage. Mudança na lista de restritos.
Seção 128: "Tipo 1.5"
vai mudar de nome. Destaca a exclusão de todos os cards de Portal de torneios
Vintage. A lista de banidos do "Tipo 1.5" não tem mais relação com
lista de banidos e restritos de Vintage.
Mudanças
desde a versão de 1 de abril de 2004.
Seção 104: Novas expansões
adicionadas.
Seção 105: Mínimo de participantes
removido das Regras Universais de Torneio (nenhuma mudança nos mínimos)
Seção 112: Limites de tempo
modificados. (O tempo mínimo para uma etapa reduzido de 50 para 40 minutos. O
tempo recomendado ainda é 50 minutos).
Seção 125: Expansões e cards
banidos atualizados.
Seção 127: Destaca que cards de
Portal e Starter não são permitidos em torneios sancionados pela DCI.
Seção 128: Destaca que cards de
Portal e Starter não são permitidos em torneios sancionados pela DCI.
Seção 129: Expansões e cards
banidos atualizados.
Apêndice A: Seção adicionada.
Publicado pela Wizards of the
Coast, Inc., P.O. Box 707, Renton WA 98057-0707, U.S.A. Magic: The
Gathering, Magic, Wizards of the Coast, DCI, Pro Tour, Oracle, Portal,
Starter, Ice Age, Alliances, Homelands, Mirage, Visions, Weatherlight, Tempest,
Stronghold, Exodus, Unglued, Urza's Saga, Urza's Legacy, Classic, Urza's
Destiny, Mercadian Masques, Nemesis, Prophecy, Invasion, Planeshift,
Apocalypse, Odyssey, Torment, Judgment, Onslaught, Legions, Scourge, Mirrodin,
Darksteel, Fifth Dawn, Champions of Kamigawa, Betrayers of Kamigawa, Saviors of
Kamigawa e nomes de personagens são propriedade da Wizards of the Coast,
Inc. nos Estados Unidos da América e outros países. (c)2004 Wizards.
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